segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

fatos em foco

Hamilton Octavio de Souza

Ditadura incorporada
Após rememorar os 30 anos da histórica invasão da PUC-SP pelas tropas do coronel Erasmo Dias, em agosto de 1977, em plena ditadura militar, a PUC-SP foi vítima de nova invasão da polícia, na madrugada de 10 de novembro de 2007, para retirar estudantes que haviam ocupado o prédio da reitoria. Só que agora a violência foi solicitada pela própria Reitoria, que jogou no lixo os princípios democráticos do diálogo, negociação e entendimento.
Pizzaria Senado
Aos poucos os vários processos que pesam contra o presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), vão sendo desqualificados e desativados, de maneira que a confraria evite a cassação do neocoronel das Alagoas. Só falta acertar agora o que vão fazer com ele, se retorna para a presidência da Casa ou se deixa o cargo para outro colega do PMDB ou do PT. Tudo em família.
Entreguismo, não
A CUT está correndo um abaixo-assinado para ser entregue ao presidente da República, no dia 22 de novembro, no qual solicita que a Petrobrás suspenda imediatamente os leilões das áreas de petróleo e gás; e pede a definição de uma política estratégica que preserve os interesses nacionais, já que a metade das reservas existentes está entregue para o capital estrangeiro. Só com algum milagre!
Crime oficial
O polêmico sucesso do filme “Tropa de Elite” coincide com onda de glamourização e apoio expresso de setores da classe média aos atos de truculência das forças policiais. O sinal da barbárie é tão evidente que o major Ricardo Soares, do BOPE do Rio de Janeiro, contou em detalhes, para a imprensa, como assassinou o preso Sandro Nascimento asfixiando o seu pescoço até morrer. É mole? NeonazismoEm entrevista no 6º Encontro Nacional de Fé e Política, em Nova Iguaçu (RJ), o escritor frei Betto fez várias críticas ao governador do Estado, Sérgio Cabral, do PMDB, por ter atacado a população pobre das favelas e se negado a receber o representante da ONU que investiga a violação dos direitos humanos, e sugeriu ao governador que inaugure uma estátua do líder nazista Adolf Hitler.
Bolha especulativa
O mercado de ações anda tão “bombado” que até o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que é o porta-voz dos bancos e especuladores em geral, tem alertado para o risco de explosão. O discurso oficial do “crescimento sustentado” serve apenas de escudo para conter demandas salariais, a redução no juro e investimentos voltados para a distribuição da renda e da riqueza. Cinismo puro!
Alta bandidagem
Na última semana a Polícia Federal apreendeu mais de R$ 6 milhões em dinheiro vivo no escritório de um doleiro, em São Paulo, que operava para bancos europeus a remessa ilegal de dólares para o exterior. Os presos nessa operação – executivos de bancos – foram todos soltos. Estimase que esse mercado clandestino movimente pelo menos R$ 60 bilhões por ano. Não é coisa de pé-de-chinelo!
Megalomania
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco, estatal com 5.700 funcionários, aprovou e classificou em concurso público 316 mil candidatos de um total de 856 mil inscritos – para eventuais vagas na empresa. Como renova poucas vagas por ano, por morte ou aposentadoria, o concurso só serve para criar a ilusão de que o enorme exército de reserva ganhará emprego em breve.

Nenhum comentário: