sexta-feira, 13 de abril de 2012


Companheir@s,

Amanhã (13/04), no Campus Universitário da Natal da UFRN, Setor I, Sala F2, às 18h, haverá a exibição do filme “A Convergência Socialista e a ditadura militar”, que conta a história de luta de uma das primeiras organizações políticas de esquerda a se expor na luta para construir partidos socialistas com influência de massas em plena ditadura. Para fazer o debate, contaremos com a presença de Eduardo Almeida, fundador da Convergência Socialista e militante perseguido pela ditadura.

Uma excelente oportunidade para se fazer uma boa discussão sobre a abertura dos arquivos, a punição dos torturadores e a reparação aos militantes da Convergência Socialista, que como vários outros tiveram suas vidas quase destruídas pela perseguição do regime.

Tod@s estão convidad@s!

Um forte abraço,

Juary


Em 1978, os militantes da organização clandestina Liga Operária propõe a formação de um amplo movimento socialista no Brasil, com objetivo de reunir os socialistas brasileiros, num movimento massivo para participar aberta e legalmente da vida política brasileira.

Começa a se articular assim o Movimento Convergência Socialista (MCS).

Em 19 de agosto de 1978 realiza-se a primeira convenção nacional do MCS, esta convenção nacional reúne mais de 300 delegados, de oito estados, e 1.200 presentes, seria o primeiro partido de esquerda legalizado no Brasil, durante a ditadura militar pós 1964. A Convergência já nascia enfrentando a ditadura.
No dia 21 de agosto, três dias depois da convenção, 24 militantes da Convergência Socialista, todos da Liga Operária, são enquadrados na Lei de Segurança Nacional e mantidos presos durante todo o segundo semestre.

No momento em que ressurge o debate sobre os arquivos da ditadura e sobre a pífia "Comissão da Verdade" do Governo Dilma, o PSTU toma a iniciativa de discutir a fundo o tema, levantando a importância de abrir os arquivos da ditadura e punir os torturadores dos que lutaram por democracia e liberdade, no marco da emocionante história da Convergência Socialista.

Esta é uma parte de uma história de erros, acertos, mas sobretudo de muito ousadia e luta em defesa do socialismo. Os militantes da Convergência Socialista - que mais adiante participaria ativamente do movimento que deu origem ao PSTU - perderam seus empregos, foram brutalmente espancados, expulsos das universidades e outras barbaridades, e até hoje nunca foram reparados.

Além da exibição do filme "A Convergência Socialista e a ditadura militar", teremos uma palestra com Eduardo Almeida, um desses militantes que sofreram com a repressão. Eduardo Almeidahoje é da Direção Nacional do PSTU, foi fundador da Convergência Socialista e dirigente do movimento estudantil na UnB na década de 1970 quando, em razão da sua militância, foi expulso da universidade em 1976.

Convidamos tod@s @s militantes, ativistas, dirigentes, acadêmic@s a se fazerem presentes, se somando na luta pela abertura dos arquivos, punição dos torturadores e pela reparação dos militantes da Convergência Socialista!

Nenhum comentário: