quarta-feira, 18 de abril de 2012

Nota de Repúdio a Cassiano Arruda(em anexo) Escrito pela profa Jeane Fialho Canuto:


NOTA DE REPÚDIO AOS COMENTÁRIOS DO JORNALISTA CASSIANO ARRUDA CÂMARA

 Esta mensagem tem um tom de protesto, de reclamação.
Trata-se de comentários do ilustre jornalista Cassiano Arruda Câmara a respeito da greve dos professores da rede municipal de Natal. Ontem, dia 16/04/2012 o referido jornalista teceu comentários a respeito do movimento dos professores que são além de injustos, desonestos. Aliás, não é a primeira vez que este cidadão se coloca dessa maneira a respeito de movimentos de trabalhadores.
O jornalista precisa se informar melhor a respeito dos sindicatos do estado, pois na sua fala confundiu SINTE-RN com SINSENAT, que são duas instituições. Ele deveria ter pesquisado primeiro para saber quais as razões da greve dos servidores e dos professores, duas categorias. É revoltante ter a confirmação de que membros da imprensa, que deveriam ser imparciais, ou pelo menos não a favor do governo de forma tão direta e clara, usem os veículos de comunicação para expressar seu direitismo reacionário. Como um jornalista tão respeitado se presta a um papel desses? Chamou os grevistas de irresponsáveis! Sou professora da rede municipal há 11 anos. Participo dos movimentos grevistas e não sou irresponsável nem vagabunda! Acredito e defendo um trabalho de qualidade, bem como procuro diariamente fazê-lo, afinal estudei e sou paga, e mal paga para isto. Sei que há prejuízos com uma greve, mas e os prejuízos que nossos gestores causam? O jornalista vai para a TV ou para o rádio comentar? Natal toda sabe da crise que estamos atravessando com essa péssima gestão atual e as greves só explicitam o caos.
Sou ouvinte da rádio CBN e ouvi o comentário do digníssimo jornalista a respeito da greve dos professores da rede estadual no ano passado. Ele pediu bom senso e flexibilidade. Mas nunca o vi pedir isto ao governo. Que lástima!
É lamentável que um representante da imprensa seja do lado do governo. Se não consegue a imparcialidade, não comente. Nós, trabalhadores não temos como nos defender e a versão que fica para a população desinformada é a de que somos vilões, quando somos vítimas assim como nossos alunos.
É verdade que há uma briga política no SINTE-RN e se o jornalista estudou, sabe como estão os nossos sindicatos atualmente em nosso país. Mas a nossa greve não se reduz a isto. Quem quis a greve foi a categoria e eu não vi nenhum jornalista dos veículos de comunicação que o referido jornalista representa em nenhuma assembleia de professores, para colher as notícias e divulgá-las contemplando as falas de ambos os lados, não só a do governo.
Estamos em greve e somos dignos para isto. Respeitar e considerar as razões que nos levaram a esta decisão é compreender nossa história de lutas e de conquistas através dos movimentos grevistas. Queremos a adequação do piso pois o governo diz que ganhamos 2.400 reais por 40 horas mas trabalhamos num regime de 20 horas semanais e ninguém tem 40 horas. O jornalista deveria esclarecer, não bajular governantes.
Deste modo, pedimos respeito. Respeito a uma classe que não  é reconhecida, que é a dos professores e que o jornalista antes de comentar algo sobre nossos movimentos procure conhecer a nossa realidade. Deveria quem sabe, ir em algumas escolas saber o que acontece no nosso cotidiano e só então formular sua opinião.

Nenhum comentário: