segunda-feira, 2 de abril de 2012

Notícias dos movimentos sociais e sindicais pelo Brasil


Foi só o Governo Federal liberar alguns milhões em emendas parlamentares que finalmente foi aprovada na Câmara a Lei Geral da Copa (PL 2.330/2011), na noite desse 28 de março. A lei, que estabelece o arcabouço legal para a realização dos jogos em 2014, estava emperrada por conta da tal crise da base aliada, que ao final se mostrou mera jogada para liberação de parte das emendas retida pelo ajuste fiscal no início do ano.
 Câmara dos Deputados aprova Lei Geral da Copa 
www.pstu.org.br
 
Página do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Jornalista, desenhista, cartunista, humorista, dramaturgo, escritor, fabulista, frasista e tradutor brasileiro. Millôr Fernandes era um homem múltiplo e resumi-lo é impossível e injusto. Seu gênio primoroso era daqueles que não possuem precedentes na história, sobretudo na história da imprensa e da literatura brasileiras. Na vida, fez de tudo um muito e sempre alcançou sucesso de crítica e público em todas as áreas em que se meteu. Até mesmo nas atividades mais improváveis.
 Millôr Fernandes: o adeus que deixou o Brasil mais triste e menos inteligente 
www.pstu.org.br
 
Página do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Nestas quarta e quinta-feira, 28 e 29 de março, foram realizadas assembleias para que os trabalhadores da Volkswagen de Taubaté e de São Bernardo do Campo decidissem sobre a proposta de reestruturação de investimentos da empresa. A proposta foi apelidada por parte dos trabalhadores de “pacote de maldades”, pois atende apenas aos interesses da empresa, garantindo ainda mais lucros.
O pacote foi dado como aprovado pelos sindicatos de metalúrgicos do ABC e de Taubaté, apesar de terem perdido a assembleia com o pessoal do segundo turno em Taubaté e de, no mínimo, ter sido dividida a votação no ABC. Houve extremo descontentamento dos trabalhadores e ameaças por parte da empresa.
Este 31 de março de 2012, 48 anos depois do golpe militar de 1964, está servindo para que apoiadores da ditadura se manifestem reivindicando o golpe e exigindo que a Comissão da Verdade, se for instalada, não tenha efeito nenhum.
Manifestações contra o golpe em muitas cidades também marcaram a semana. A mais emblemática foi a do Rio de Janeiro, onde o senhor Sergio Cabral enviou o Batalhão de Choque para reprimi-la. Enquanto isso golpistas se aproveitavam da palestra no Clube Militar, "1964 - a verdade", para realizar um ato de apoio à ditadura.
 Punição exemplar para os torturadores da Ditadura Militar 
www.pstu.org.br
 
Página do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Municípios nordestinos localizados na região do semiárido sofrem com a falta de água. O verde predominante na região em outras estações do ano deu lugar a uma paisagem desértica. Há seis meses, 268 cidades da Bahia, Sergipe, Alagoas e Piauí vêm sofrendo com o problema da falta de água para garantir as necessidades básicas da população. Segundo dados da Defesa Civil, somente na Bahia, 158 municípios decretaram situação de emergência.
 Seca atinge 268 municípios no Nordeste brasileiro 
www.pstu.org.br
 
Página do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
Mais um suposto defensor da ética no Congresso foi pego de calças curtas. Desta vez, o então arauto da honra e dos bons costumes, o senador e ex-procurador Demóstenes Torres (DEM-GO), se vê cada vez mais enrolado. O dirigente dos demos até agora não conseguiu explicar sua estreita relação com o contraventor Carlinhos Cachoeira, famoso bicheiro e operador de uma rede de jogos de azar, preso durante a Operação Monte Carmelo da Polícia Federal.
 Demóstenes: O senador do bicheiro na corda bamba 
www.pstu.org.br
 
Página do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU).
A luta contra todas as opressões é uma tradição da nossa organização que precisa ser encarada, por homens e mulheres, como uma atividade cotidiana. E deve ser uma de nossas principais batalhas nos sindicatos e no movimento. Isso não significa nos afastarmos das lutas mais gerais da sociedade, contra os governos, os patrões e o capitalismo, mas de combiná-las com as reivindicações mais específicas da luta das mulheres trabalhadoras. Pois não há saída para estas dentro do sistema capitalista.
Formar inteligências questionadoras ou criativas, como propunha o Iluminismo? Ou preparar os continuadores do sistema? Noam Chomsky pergunta: educação para quê?
 Noan Chomsky: El objetivo de la educación: La deseducación 
www.dailymotion.com
 
La Deseducación de Noam Chomsky: Chomsky critica el actual sistema de enseñanza. Frente a la idea de...
"Foi para comemorar a data da segunda independência do Brasil porque não esquecemos e para nós é motivo de orgulho, porque salvamos o Brasil do regime de força que seria imposto naquela época. Ou você acha que o pessoal que treinou em Cuba e se espelhou em Fidel Castro queria a democracia?", disse o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). O parlamentar, que é militar, patrocinou a faixa e o aluguel do avião, "mas pode ficar tranquilo que não vai entrar na cota parlamentar", afirmou.

Nenhum comentário: