quinta-feira, 6 de novembro de 2008

PT GIRA PARA DIREITA

04/11/2008
PT inicia processo de alianças no interior do Estado

Em Ceará Mirim o Partido dos Trabalhadores decide se aliar ao PR e participar da nova administração

O presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores, Geraldo Pinto, explicou hoje que a legenda iniciou o processo de posicionamento nos municípios visando consolidar parcerias políticas para fortalecimento do partido no RN. As definições começaram por Ceará-Mirim - onde o PT disputou a Prefeitura com a candidatura de Sheila Varela, que ficou em terceiro lugar na disputa - aceitando convite do prefeito eleito Antônio Peixoto (PR) para integrar o primeiro escalão da Prefeitura. O PT indicou o coordenador da campanha de Sheila, engenheiro civil Herbert Júnior, para assumir a Secretaria de Agricultura. Funcionário de carreira do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Idema), ele tem pós-graduação em Recursos Hídricos, na Es panha, em Engenharia de Irrigação, em Israel, e Gestão Pública, na UFRN.
"O diretório municipal em Ceará-Mirim decidiu apoiar o prefeito eleito, participando do governo, e eu apoio a deliberação", observou Geraldão, como é mais conhecido. Segundo ele, hoje à noite o PT dará continuidade ao trabalho de definição do posicionamento no interior do estado, em reunião do diretório municipal do partido em Pedra Preta. O prefeito eleito Gilvan Inácio de Lima (PMDB) também convidou o PT a participar da administração. "O diretório estadual orientou que em todos os municípios o partido faça um debate para discutir seu posicionamento à luz da realidade local, mas tendo em vista o cenário nacional", disse o presidente estadual da legenda.
De acordo com Geraldão, o PT participou de alianças que disputaram as eleições em 137 municípios, das quais 57 saíram vitoriosas e em outras 77 cidades a legenda deverá definir se fica na opo sição ou vai se integrar à administração.
O presidente do PT disse não existir direcionamentos que impeçam determinadas alianças, mas ressaltou como exemplo que integrar administrações onde o prefeito eleito é do PSB ou do PMDB a discussão é mais fácil porque já existe aliança no plano nacional.
Quanto à manutenção da aliança com o PMDB e o PSB visando a eleição para Governo do Estado e Senado em 2010, Geraldão explicou ser necessário aguardar as configurações nos municípios e no plano nacional. "Além da realidade local, a manutenção da parceria do PT, PSB, PMDB e PC do B vai depender da nacional, mas caminha para isso e eu particularmente acho o melhor caminho", avalia. "É necessário aguardar porque faltam ainda várias coisas para acontecer. Após a composição de forças nos municípios é que poderemos avaliar, e depois da definição do quadro nacional", observou.
Repórter: Redação

Nenhum comentário: