quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

OPOSIÇÃO AO SINTE

Luta Sindical no RN: Vitórias X Derrotas
POR FRANCISCO SOBRINHO TEIXEIRA
Ano de eleições municipais, 2008 foi marcado por greves de Funcionários públicos nas diversas esferas. Porém, no ano anterior, tivemos a greve da Polícia Militar que acabou com aumento de 100%, dividido em três parcelas, com direito a prisões, expulsões sumárias de alguns policiais e, posteriormente, dos líderes Cabo Joás e da Sargento Regina. A polícia Civil também conquistou aumento expressivo, assim como os médicos do RN, que dependendo da carreira conquistaram até 400% de aumento. Depois, foi a vez dos médicos integrantes das cooperativas conseguirem aumento. Já no ano de 2008, o Sinai deflagrou greves no Detran, Emater, na Fundac e no Ipern, com os seguintes resultados (foram os acordos fechados na época conforme noticiado na Imprensa): os 287 servidores efetivos do quadro de funcionários do Detran-RN receberão 13% de aumento, que será incorporado a partir do salário de outubro. Cerca de 70 técnicos (contratados em 2006) receberão 22% de aumento a partir do salário de junho, para depois ter os vencimentos reajustados de acordo com o novo aumento. Conseguiram também promoções do plano de carreira e compromisso para concurso em 2009. Os servidores da Emater conquistaram 11% de aumento. Para a Fundac e o Ipern foi prometido apenas data para implantação do Plano de Carreira. Posteriormente, tivemos a greve da saúde em Natal, que culminou com reajuste de 25% mais um plus (gratificação ao salário) de R$ 300,00. Outros funcionários da Saúde acabaram beneficiados com aumento e gratificação.
Diante dessas conquistas propomos uma reflexão sobre a luta sindical dos trabalhadores em educaçao do RN. Por que a greve no ano de 2007 não conseguiu nada? Será incompetência da direção do Sinte/RN? Estaria a diretoria do Sindicato cansada e apática? Seriam os diretores Sindssauros (Sindicalistas dinossauros)? Ou será que a atual direção é governista?
Junte-se à nossa luta! Venha fazer parte da Oposição no Sinte/RN! Filie-se pra mudar! Por um Sinte-RN independe e de luta!
Escrito por Oposição no Sinte/RN às 08h19

Nenhum comentário: