terça-feira, 14 de abril de 2009

O PREÇO DA CARTEIRA DE ESTUDANTE - NO MÍNIMO ESTRANHO

A carteira de estudante é um direito do próprio estudante. Com ela os alunos de escolas públicas e privadas têm o direito de pagar 50% do preço em eventos culturais, esportivos e em viagens intermunicipais. Este direito foi conquistado através de muitas lutas e movimentos. Contraditoriamente é um direito que é pago.
Outro fato que intiga bastante é o preço que os estudantes secundaristas e do ensino fundamental pagam por este "direito".
Os universitários da UFRN pagam por este mesmo serviço R$ 3,75, enquanto que os demais estudantes desembolsam o dobro e as vezes mais do que isso. O interessante é que ninguém explica essa mágica. Os alunos do ensino médio e fundamental são penalizados, por que estão submetidos aos atravessadores mercenários de plantão que embolsam uma boa quantidade de dinheiro às custas dos estudantes.
Obviamente, os próprios estudantes também pagam por sua desinformação e omissão, pois não estão organizados e não têm consciência de seus direitos. Além disso, o dinheiro das carteiras de estudantes acabam "ajudando" as escolas e as direções com uma verbazinha a mais. Os diretores acabam pactuando com esta prática, pois vivem com um pires na mão em busca de recursos para pequenos reparos nas escolas.
Ora, quem acaba pagando tudo isso são os país dos alunos que já estão muito apertados e com os salárIos achatadoS.
Os vereadores podem e devem tomar uma atitude em relação a isso!!!!

Nenhum comentário: