quinta-feira, 7 de maio de 2009

A primeira grande matança de Obama
Bombardeio norte-americano causa massacre de civis no Afeganistão

Dezenas de civis afegãos foram mortos durante uma ofensiva aérea dos EUA contra o Talibã no Oeste do país, destruindo dezenas de casas e aldeias7 de maio de 2009
A ocupação militar no Afeganistão liderada pelos EUA desde 2001 que atende ao nome de Liberdade Duradoura deixou mais um rastro de mortes e destruição. Uma ofensiva militar iniciada na segunda-feira (4) contra insurgentes na província de Farah destruiu dezenas de casas e várias aldeias.
Dezenas de civis foram mortos após um pesado bombardeio sobre a região levado a cabo pela aviação norte-americana contra os talibãs no Oeste do país, segundo informou o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. A porta-voz da organização, Jessica Barry, disse que uma equipe de reconhecimento enviada à zona de ataque encontrou “dezenas de corpos de civis entre os escombros das moradias, entre eles um voluntário da Cruz Vermelha que se encontrava trabalhando com uma família de 13 pessoas”. Foram encontrados corpos carbonizados de mães e filhos abraçados e de alguns idosos. Porém, para o governador de Farah, Rohul Amin, os bombardeios causaram a morte de mais de 100 civis, cifra de acordo com o que informou a polícia provincial.
A maioria dos talibãs fugiu após os bombardeios, restando somente uma chacina de civis e casas destroçadas.
Em visita oficial aos EUA, o presidente afegão Hamid Karzai exigiu uma investigação sobre o bombardeio e qualificou o episódio de “inaceitável”. Disse também que abordaria o assunto na reunião que teve com Barack Obama. Karzai é um lacaio do imperialismo e foi escolhido a dedo para aceitar a ocupação militar dos EUA na Ásia Central. A cada massacre contra civis, o presidente afegão tem um discurso pronto para a imprensa internacional, classificando as toneladas de bombas que são despejadas contra a população trabalhadora de “inaceitável”. Somente no ano passado, 2.118 civis foram mortos no Afeganistão, uma média de seis mortes por dia, segundo os dados oficiais das Nações Unidas, mas a cifra é provavelmente muito mais alta visto que organizações independentes sempre se aproximam mais da realidade. O Exército afegão e as tropas internacionais são responsáveis pela morte de 828 pessoas do total registrado em 2008, sendo que 64% são atribuídas a ataques aéreos norte-americanos, uma demonstração concreta de que a ocupação imperialista está devastando o país e massacrando milhões de pessoas.
Tal como disseram recentemente civis nas zonas de ataque no Paquistão, a população foge do Exército e não dos talibãs, tamanha é a brutalidade levada pelas tropas imperialistas para capturar grupos que outrora foram financiados pelos próprios EUA.
Para o governo afegão, títere do imperialismo, e para os EUA, a melhor justificativa para um massacre é atribuí-lo a um simples erro. Se este “erro” ocorresse, por exemplo, nos EUA, o que aconteceria? As ocupações do Iraque e do Afeganistão se explicam por si só. Ambas somam mais de um milhão de mortes e milhões de refugiados.
Obama acaba de se enquadrar como um criminoso de guerra, assim como seu antecessor Bush e seu amigo no Reino Unido, o ex-premiê Tony Blair. Todos eles serão um dia julgados pelo Tribunal Internacional de Haia? Não.

Nenhum comentário: