Somos todas Elizas

Cotidianamente, assistimos horrorizadas à divulgação de crimes contra a mulher, como a recente atrocidade envolvendo o ex-goleiro do Flamengo, Bruno, e a modelo Eliza Samudio. São Elizas, Marias, Crislaynes e tantas outras. A sensação que temos é de que estamos vivendo um apedrejamento velado das mulheres no Brasil, tal como ocorre em alguns países islâmicos. De fato ser mulher no Brasil é um perigo!
Temos a marca de uma agressão à mulher a cada quatro minutos, uma morte a cada duas horas ou 41.532 assassinatos em dez anos no Brasil. Na sua grande maioria, os crimes são de autoria dos homens com quem convivem ou conviveram essas mulheres. E esta situação é ainda mais grave por causa das condições sócio-econômicas da família e do uso do álcool.
No Rio Grande do Norte não é diferente. A violência contra as mulheres é também uma constante na mídia, sem contar as agressões não denunciadas, muitas vezes encaradas pela família e vizinhos como inerente à vida íntima de um casal. Em 2009 foram quase 4 mil ocorrências atendidas na Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher na Zona Sul.
E o que os governantes vêm realizando de políticas públicas para a proteção das mulheres? Muito pouco ou quase nada. De fato esta não é uma prioridade do governo Lula e muito menos de governadores e prefeitos. Em 2004 foi sancionada a Lei Maria da Penha, que traz no seu conteúdo penas mais severas aos agressores das mulheres. No entanto, isso não sai do papel. Logo após a aprovação da lei, o governo cortou em 42% o orçamento destinado para as políticas de combate à violência contra a mulher.
A justiça e os governos capitalistas já mostraram que são incapazes de proteger as mulheres de toda a violência machista. Não são poucos os exemplos de mulheres que denunciaram ameaças e não foram ouvidas nem pela polícia nem pela justiça. O resultado disso todos nós conhecemos.
Segundo dados do IBGE de 2009, apenas 18,7% dos municípios do País têm estruturas voltadas para a proteção da mulher, e somente 7,1% dos municípios tem Delegacias Especializadas para atendimento às mulheres. Em apenas 2,7% das cidades brasileiras há casas-abrigo que se destinam a dar segurança à mulher que denuncia o agressor e necessita de proteção especial, uma vez que sua vida pode estar em risco.
No RN existe apenas uma casa-abrigo, localizada em Natal, com capacidade para 40 vagas e que atende também a Grande Natal, além de alguns municípios próximos. Nos demais municípios do interior, o que impera é o improviso ou a simples inexistência. Isso mostra a falta de prioridade de todos os governos que passaram, inclusive dos quase 8 anos do atual governo Wilma/Iberê.
O próprio governo Lula investiu 0,61% em segurança pública e 0,10% em direitos da cidadania no orçamento executado de 2009. Em contrapartida, transferiu 35,57% do orçamento, cerca de R$ 380 bilhões, para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública aos banqueiros. Isto mostra que o governo Lula/PT e aliados em quase 8 anos de governo não avançaram nas políticas pública de combate à violência contra a mulher porque isto não é sua prioridade, assim como não foi com o projeto de Fernando Henrique Cardoso/PSDB/DEM.
A defesa da integridade e da vida da mulher não pode ser uma ação individual. Precisa ser uma ação de governo! Só um governo socialista, comprometido com os interesses dos trabalhadores e trabalhadoras pode atacar o machismo desta sociedade capitalista, que trata a mulher como objeto descartável. Afinal, são as mulheres trabalhadoras e pobres que mais sofrem com a violência e o abandono dos governos.
* Simone Dutra é enfermeira e candidata ao governo do RN pelo PSTU
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 05:54 0 comentários
Marcadores: Capitalismo, Denúncia, Deu na Imprensa, Imprensa, Nacional, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra, Trabalhadores
Reações:
Eleições
Simone Dutra será entrevistada por Robson Carvalho

A candidata do PSTU ao Governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, será entrevistada no início da tarde de hoje (14) pelo jornalista Robson Carvalho, no quadro Momento Político, dentro do jornal Boa Tarde RN, da TV Bandeirantes. A entrevista será transmitida ao vivo a partir das 13h15, no Canal 3.
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 04:30 0 comentários
Marcadores: Eleições, Imprensa, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra
Reações:
Deu na Imprensa
Simone Dutra declara apoio à greve dos funcionários do Detran/RN
A candidata do PSTU ao governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, declarou na manhã de hoje (13) apoio à greve dos funcionários do Detran/RN. Em artigo publicado no blog do partido (www.psturn.blogspot.com), Simone defendeu a legitimidade da luta dos trabalhadores em defesa de sua pauta de reivindicações e denunciou as políticas de sucateamento do órgão pelos governos anteriores e pelo atual. A candidata do PSTU esteve ontem na assembleia dos funcionários do Detran, que deliberou sobre a greve.
Fonte: Blog do Robson Carvalho - 13/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 04:22 0 comentários
Marcadores: Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, Lutas, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Trabalhadores
Reações:
13 de julho de 2010
Fala Simone Dutra!
A quem interessa o sucateamento do Detran/RN?
Mais uma vez os funcionários do Detran/RN deflagraram greve. Desta vez, contra o calote e para obrigar o governo a cumprir um acordo, transformado em lei de alteração do Plano de Cargos e Salários, e a publicação de edital para o concurso público, já exaustivamente reivindicado e negociado e insistentemente adiado.
Em visita aos grevistas na manhã de ontem (12), vi e ouvi os vários relatos indignados de funcionários ativos e aposentados sobre o sucateamento do Detran, especialmente em relação a sua força de trabalho. Segundo os mesmos funcionários, o último concurso foi há mais de 30 anos e após a aposentadoria e óbitos de trabalhadores, o governo vem aplicando uma política de precarização da força de trabalho a ponto de hoje existirem cerca de 500 estagiários, o que significa o dobro do número de funcionários em todo o RN, que é de 250.
Com esta política, atividades importantes do Detran, que deveriam ser realizadas por trabalhadores de carreira, vem sendo executadas por estagiários e outros trabalhadores não habilitados para determinada função, como é o caso da vistoria, onde há apenas 2 vistoriadores no órgão. Este serviço vem sendo feito, em sua maioria, por estagiários, assim como a colocação de placas e lacres. Quanto às carteiras de habilitação, são emitidas por uma empresa terceirizada que usa a infra-estrutura da autarquia sem nenhum custo.
Quem ganha com este processo de sucateamento e terceirização não são os usuários nem os trabalhadores. São as empresas terceirizadas, que lucram com os recursos públicos. Por causa da falta de condições de um bom atendimento, há constantes casos de irritação de usuários contra estagiários e funcionários, transformando o local de trabalho num ambiente hostil e agressivo. Há relatos de doenças ocupacionais, como as lesões musculares e ósseas, depressões e fobias.
Os funcionários também mostram revolta com o destino dos recursos do Detran para empresas e contratos sem a menor necessidade, como, por exemplo, o alto custo com aluguéis de computadores e contratação de empresa de manutenção de semáforos, quando há funcionários, veículos e equipamentos do próprio órgão para execução dessa atividade.
Por isso, as candidaturas socialistas do PSTU dão todo apoio à greve dos funcionários do Detran, que além de ser legítima pela defesa da categoria, também visa melhorar o atendimento aos usuários que pagam anualmente altas taxas para manter este serviço.
* Simone Dutra é enfermeira e candidata ao governo do RN pelo PSTU
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 07:25 0 comentários
Marcadores: Direitos, Eleições, Lutas, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Socialismo, Trabalhadores
Reações:
Eleições
Simone Dutra se reúne com movimentos sociais
A candidata do PSTU ao governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, participa de reunião na sede do Sindicato de Águas (Sindágua) com movimentos sociais para organizar um ato em defesa da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), às 9 horas.
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 06:19 0 comentários
Marcadores: Eleições, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra
Reações:
12 de julho de 2010
Eleições
Candidatos ao Governo reforçam equipes de comunicação para eleições
Internet, televisão e rádio devem ser o foco da campanha deste ano e serão utilizadas de maneira otimizada.
A estrutura de comunicação dos candidatos dos partidos “nanicos” no Rio Grande do Norte também recebe reforço com jornalistas e apoio de produtoras. A candidata Simone Dutra (PSTU) tem as informações da campanha feita pelo jornalista João Paulo da Silva que tem no currículo curso de comunicação e de marketing e propaganda eleitoral, além de Wilson da Silva, Paulo Oliveira e Ailson Matias. A produtora Terral Filmes deve ser a agencia que irá atuar na campanha deste ano.
Fonte: No Minuto - 12/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 09:50 0 comentários
Marcadores: Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra
Reações:
Eleições
"Não existe eleição democrática no Brasil", afirma candidata Simone Dutra
Cefas Carvalho e Roberto Lucena
O Potiguar Notícias prossegue com a série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado. Depois de Sandro Pimentel (PSOL), conversamos agora com a enfermeira e filiada ao PSTU Simone Dutra, que, pela primeira vez, disputa o cargo. Confira a entrevista concedida aos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena. A foto é de Pedro Primitivo Júnior.
Cefas Carvalho: Qual o objetivo de sua candidatura?
As candidaturas do PSTU têm por objetivo atender as necessidades da classe trabalhadora, da população pobre. Vivemos uma situação em que parece que há uma hegemonia, um só pensamento: um mesmo grupo que se divide em partidos, mas que representa o mesmo interesse das classes dominantes do estado. Achamos que é necessário apresentar um programa socialista, anticapitalista, que discuta com a população quais são os problemas. Discutir porque nossa educação e saúde são tão ruins; porque não temos moradia adequada, nem saneamento. Isso tudo precisamos colocar claramente e o PSTU tem essa tarefa. Acreditamos que, nessa campanha, iremos divulgar esse programa e mostrar porque os problemas não são resolvidos. É necessário ter uma fala do trabalhador nesse processo.
CC: A senhora concorda com Sandro Pimentel (PSOL) quando diz que “Carlos, Iberê e Rosalba são farinha do mesmo saco”?
Concordo. Nós temos a leitura de que Carlos Eduardo, Rosalba e Iberê fazem parte da estrutura de poder desse estado há muitas décadas. Há apenas um revezamento entre eles. Eles representam os interesses das classes dominantes, que é o agronegócio, o latifúndio, os grandes empresários, enfim. Eles não representam os trabalhadores.
Roberto Lucena: E como será a campanha do PSTU esse ano?
Nossa candidatura vai buscar o diálogo com a população no sentido de mostrar que vivemos uma dominação. Somos os trabalhadores, produzimos as riquezas, pagamos altos impostos, mas a menor fatia fica conosco. A maior fatia fica com os que dominam economicamente esse país. Sabemos que o pagamento da dívida pública retira recursos dos trabalhadores, das políticas públicas. Precisamos denunciar isso. O que não vai para a saúde, educação, saneamento, segurança, vai para o bolso de meia dúzia de pessoas. O PSTU vai deixar isso claro. Vamos trabalhar com a discussão do não pagamento da dívida pública, com a reestatização de empresas, como a Cosern. A Cosern precisa ser reestatizada. Vamos fazer a defesa do petróleo. Vamos nos colocar contra as privatizações. Recentemente tivemos um debate na Caern sobre o processo de privatização. Somos contra a privatização da Caern. Defendemos os serviços públicos.
CC: O PSTU se caracteriza por ser um partido contra a burguesia e radical. Na campanha desse ano será diferente ou continua com o mesmo comportamento?
O mesmo PSTU. Estamos dizendo: “Contra burguês, vote num operário socialista dessa vez”, que é o Zé Maria [candidato a presidente pelo PSTU], que além de operário, é socialista, para diferenciar de Lula. Vamos denunciar a burguesia. Há desigualdades muito grandes. A grande maioria da população vive em situação muito ruim e desigual. Isso tem a ver com a apropriação das riquezas. Nossa campanha vai denunciar o capital. Nada vai mudar enquanto houver essa sociedade capitalista.
RL: Qual a experiência de outras campanhas vai servir para as eleições deste ano?
As experiências foram importantes. Quando partimos para uma eleição, o mundo se amplia. Passamos a ter um olhar mais global da realidade. Isso faz com que a gente cresça. Todas as campanhas tiveram isso. O lado negativo é a desigualdade. O que prevalece é o poder econômico e de quem tem mais espaço na mídia. Há um jogo muito desigual que não tem nada democrático. Essa história da imprensa dizer que as eleições são “a festa da democracia” é uma falácia, hipocrisia. Não há democracia quando o jogo é colocado de forma que só uma visão exista. A Globo não cita o nome dos doze candidatos a presidente, apenas os três que estão à frente das pesquisas. Que democracia é essa? A televisão é uma concessão pública e não dá direito igual para os candidatos e a população tenha a oportunidade de conhecer. Existem aqueles que lutam contra o capital e a favor do socialismo e nós temos o direito de sermos ouvidos. Porém, das campanhas que participei, é da mesma forma. Infelizmente essa estrutura não é democrática.
*A entrevista completa você confere na edição do Potiguar Notícias desta segunda-feira
Fonte: Potiguar Notícias - 12/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 07:04 0 comentários
Marcadores: Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Socialismo, Trabalhadores, Zé Maria
Reações:
Deu na Imprensa
Simone Dutra participa de movimento dos trabalhadores do Detran
Durante a manhã, candidata ao Governo do Estado pelo PSTU acompanha o movimento do servidores do órgão.
A agenda da candidata Simone Dutra (PSTU) para esta segunda-feira (12) divulgada pela assessoria de comunicação tem programação voltada para a participação de movimentação de início da greve dos servidores do Detran/RN, que começa as 9 horas.
O movimento faz parte da programação que reivindica acordo que ficaram estabelecidos na última reunião dele como concurso público e a implantação de cargos, carreira e salários da categoria.
Simone participa da movimentação acompanhada do candidato ao Senado, Alexandre Guedes que é servidor do órgão.
À tarde, a candidata tem reunião com os assessores de campanha para programar os eventos da semana.
Fonte: No minuto - 12/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 05:42 0 comentários
Marcadores: Alexandre Guedes, Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, Lutas, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Trabalhadores
Reações:
9 de julho de 2010
Cordel Eleições
TEM NOSSA GOVERNADORA
SIMONE DUTRA ENFERMEIRA
No Rio Grande do Norte
Família se revezando
No poder vão enrolando
O rabo de palha é forte
Merenda sofrendo corte
É grande a bandalheira
Fazendo muita sujeira
Contra cambada opressora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Você que vive cansado
Dessa corja de enrolão
Cuidado nessa eleição
Com Alves, Maias, Rosado
Iberê, PT ao lado
Que promete muita asneira.
Levanta falsa bandeira
Pra ter luta redentora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Já teve Zé Agripino
Que ficou no vai-e-vem
Geraldo Melo também
Garibaldi um pepino
Vilma- PT bate o sino
Aliança com empreiteira
Vivendo na bagaceira
Homem, mulher eleitora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Farinha do mesmo saco
PMDB, PT
PSB, PV
O DEM leva ao buraco
PSDB opaco
Partido de dançadeira
De política bem rasteira
Pra botar fora a mentora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Um partido socialista
É o PSTU
Vamos quebrar o tabu
Votando em nossa lista
Contra o capitalista
Ter corrupto na lixeira
Vai ser nossa ação primeira
Mulher bem batalhadora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Pra Senado Nacional
Tem Alexandre e Dário
Da luta é partidário
Juary pra Federal
Rosália Estadual
Luciana companheira
Estadual na trincheira
Com a Classe trabalhadora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Zé Maria presidente
Luta por socialismo
Contra a fome, nepotismo
Estaremos sempre à frente
Plantaremos a semente
De um poder sem a cegueira
Pra a luta ser a bandeira
Contra ação exploradora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
A luta é sempre a marca
De toda nossa campanha
Nunca fazemos a barganha
Agora venha e embarca
Contra a força oligarca
Se some a grande fileira
Pra combater lamaceira
Da política arrochadora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 04:30 0 comentários
Marcadores: Eleições, Imprensa, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra
Reações:
Deu na Imprensa
Simone Dutra declara apoio à greve dos funcionários do Detran/RN
A candidata do PSTU ao governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, declarou na manhã de hoje (13) apoio à greve dos funcionários do Detran/RN. Em artigo publicado no blog do partido (www.psturn.blogspot.com), Simone defendeu a legitimidade da luta dos trabalhadores em defesa de sua pauta de reivindicações e denunciou as políticas de sucateamento do órgão pelos governos anteriores e pelo atual. A candidata do PSTU esteve ontem na assembleia dos funcionários do Detran, que deliberou sobre a greve.
Fonte: Blog do Robson Carvalho - 13/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 04:22 0 comentários
Marcadores: Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, Lutas, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Trabalhadores
Reações:
13 de julho de 2010
Fala Simone Dutra!
A quem interessa o sucateamento do Detran/RN?
Mais uma vez os funcionários do Detran/RN deflagraram greve. Desta vez, contra o calote e para obrigar o governo a cumprir um acordo, transformado em lei de alteração do Plano de Cargos e Salários, e a publicação de edital para o concurso público, já exaustivamente reivindicado e negociado e insistentemente adiado.
Em visita aos grevistas na manhã de ontem (12), vi e ouvi os vários relatos indignados de funcionários ativos e aposentados sobre o sucateamento do Detran, especialmente em relação a sua força de trabalho. Segundo os mesmos funcionários, o último concurso foi há mais de 30 anos e após a aposentadoria e óbitos de trabalhadores, o governo vem aplicando uma política de precarização da força de trabalho a ponto de hoje existirem cerca de 500 estagiários, o que significa o dobro do número de funcionários em todo o RN, que é de 250.
Com esta política, atividades importantes do Detran, que deveriam ser realizadas por trabalhadores de carreira, vem sendo executadas por estagiários e outros trabalhadores não habilitados para determinada função, como é o caso da vistoria, onde há apenas 2 vistoriadores no órgão. Este serviço vem sendo feito, em sua maioria, por estagiários, assim como a colocação de placas e lacres. Quanto às carteiras de habilitação, são emitidas por uma empresa terceirizada que usa a infra-estrutura da autarquia sem nenhum custo.
Quem ganha com este processo de sucateamento e terceirização não são os usuários nem os trabalhadores. São as empresas terceirizadas, que lucram com os recursos públicos. Por causa da falta de condições de um bom atendimento, há constantes casos de irritação de usuários contra estagiários e funcionários, transformando o local de trabalho num ambiente hostil e agressivo. Há relatos de doenças ocupacionais, como as lesões musculares e ósseas, depressões e fobias.
Os funcionários também mostram revolta com o destino dos recursos do Detran para empresas e contratos sem a menor necessidade, como, por exemplo, o alto custo com aluguéis de computadores e contratação de empresa de manutenção de semáforos, quando há funcionários, veículos e equipamentos do próprio órgão para execução dessa atividade.
Por isso, as candidaturas socialistas do PSTU dão todo apoio à greve dos funcionários do Detran, que além de ser legítima pela defesa da categoria, também visa melhorar o atendimento aos usuários que pagam anualmente altas taxas para manter este serviço.
* Simone Dutra é enfermeira e candidata ao governo do RN pelo PSTU
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 07:25 0 comentários
Marcadores: Direitos, Eleições, Lutas, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Socialismo, Trabalhadores
Reações:
Eleições
Simone Dutra se reúne com movimentos sociais
A candidata do PSTU ao governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, participa de reunião na sede do Sindicato de Águas (Sindágua) com movimentos sociais para organizar um ato em defesa da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), às 9 horas.
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 06:19 0 comentários
Marcadores: Eleições, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra
Reações:
12 de julho de 2010
Eleições
Candidatos ao Governo reforçam equipes de comunicação para eleições
Internet, televisão e rádio devem ser o foco da campanha deste ano e serão utilizadas de maneira otimizada.
A estrutura de comunicação dos candidatos dos partidos “nanicos” no Rio Grande do Norte também recebe reforço com jornalistas e apoio de produtoras. A candidata Simone Dutra (PSTU) tem as informações da campanha feita pelo jornalista João Paulo da Silva que tem no currículo curso de comunicação e de marketing e propaganda eleitoral, além de Wilson da Silva, Paulo Oliveira e Ailson Matias. A produtora Terral Filmes deve ser a agencia que irá atuar na campanha deste ano.
Fonte: No Minuto - 12/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 09:50 0 comentários
Marcadores: Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, PSTU, Rio Grande do Norte, Simone Dutra
Reações:
Eleições
"Não existe eleição democrática no Brasil", afirma candidata Simone Dutra
Cefas Carvalho e Roberto Lucena
O Potiguar Notícias prossegue com a série de entrevistas com os candidatos ao Governo do Estado. Depois de Sandro Pimentel (PSOL), conversamos agora com a enfermeira e filiada ao PSTU Simone Dutra, que, pela primeira vez, disputa o cargo. Confira a entrevista concedida aos jornalistas Cefas Carvalho e Roberto Lucena. A foto é de Pedro Primitivo Júnior.
Cefas Carvalho: Qual o objetivo de sua candidatura?
As candidaturas do PSTU têm por objetivo atender as necessidades da classe trabalhadora, da população pobre. Vivemos uma situação em que parece que há uma hegemonia, um só pensamento: um mesmo grupo que se divide em partidos, mas que representa o mesmo interesse das classes dominantes do estado. Achamos que é necessário apresentar um programa socialista, anticapitalista, que discuta com a população quais são os problemas. Discutir porque nossa educação e saúde são tão ruins; porque não temos moradia adequada, nem saneamento. Isso tudo precisamos colocar claramente e o PSTU tem essa tarefa. Acreditamos que, nessa campanha, iremos divulgar esse programa e mostrar porque os problemas não são resolvidos. É necessário ter uma fala do trabalhador nesse processo.
CC: A senhora concorda com Sandro Pimentel (PSOL) quando diz que “Carlos, Iberê e Rosalba são farinha do mesmo saco”?
Concordo. Nós temos a leitura de que Carlos Eduardo, Rosalba e Iberê fazem parte da estrutura de poder desse estado há muitas décadas. Há apenas um revezamento entre eles. Eles representam os interesses das classes dominantes, que é o agronegócio, o latifúndio, os grandes empresários, enfim. Eles não representam os trabalhadores.
Roberto Lucena: E como será a campanha do PSTU esse ano?
Nossa candidatura vai buscar o diálogo com a população no sentido de mostrar que vivemos uma dominação. Somos os trabalhadores, produzimos as riquezas, pagamos altos impostos, mas a menor fatia fica conosco. A maior fatia fica com os que dominam economicamente esse país. Sabemos que o pagamento da dívida pública retira recursos dos trabalhadores, das políticas públicas. Precisamos denunciar isso. O que não vai para a saúde, educação, saneamento, segurança, vai para o bolso de meia dúzia de pessoas. O PSTU vai deixar isso claro. Vamos trabalhar com a discussão do não pagamento da dívida pública, com a reestatização de empresas, como a Cosern. A Cosern precisa ser reestatizada. Vamos fazer a defesa do petróleo. Vamos nos colocar contra as privatizações. Recentemente tivemos um debate na Caern sobre o processo de privatização. Somos contra a privatização da Caern. Defendemos os serviços públicos.
CC: O PSTU se caracteriza por ser um partido contra a burguesia e radical. Na campanha desse ano será diferente ou continua com o mesmo comportamento?
O mesmo PSTU. Estamos dizendo: “Contra burguês, vote num operário socialista dessa vez”, que é o Zé Maria [candidato a presidente pelo PSTU], que além de operário, é socialista, para diferenciar de Lula. Vamos denunciar a burguesia. Há desigualdades muito grandes. A grande maioria da população vive em situação muito ruim e desigual. Isso tem a ver com a apropriação das riquezas. Nossa campanha vai denunciar o capital. Nada vai mudar enquanto houver essa sociedade capitalista.
RL: Qual a experiência de outras campanhas vai servir para as eleições deste ano?
As experiências foram importantes. Quando partimos para uma eleição, o mundo se amplia. Passamos a ter um olhar mais global da realidade. Isso faz com que a gente cresça. Todas as campanhas tiveram isso. O lado negativo é a desigualdade. O que prevalece é o poder econômico e de quem tem mais espaço na mídia. Há um jogo muito desigual que não tem nada democrático. Essa história da imprensa dizer que as eleições são “a festa da democracia” é uma falácia, hipocrisia. Não há democracia quando o jogo é colocado de forma que só uma visão exista. A Globo não cita o nome dos doze candidatos a presidente, apenas os três que estão à frente das pesquisas. Que democracia é essa? A televisão é uma concessão pública e não dá direito igual para os candidatos e a população tenha a oportunidade de conhecer. Existem aqueles que lutam contra o capital e a favor do socialismo e nós temos o direito de sermos ouvidos. Porém, das campanhas que participei, é da mesma forma. Infelizmente essa estrutura não é democrática.
*A entrevista completa você confere na edição do Potiguar Notícias desta segunda-feira
Fonte: Potiguar Notícias - 12/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 07:04 0 comentários
Marcadores: Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Socialismo, Trabalhadores, Zé Maria
Reações:
Deu na Imprensa
Simone Dutra participa de movimento dos trabalhadores do Detran
Durante a manhã, candidata ao Governo do Estado pelo PSTU acompanha o movimento do servidores do órgão.
A agenda da candidata Simone Dutra (PSTU) para esta segunda-feira (12) divulgada pela assessoria de comunicação tem programação voltada para a participação de movimentação de início da greve dos servidores do Detran/RN, que começa as 9 horas.
O movimento faz parte da programação que reivindica acordo que ficaram estabelecidos na última reunião dele como concurso público e a implantação de cargos, carreira e salários da categoria.
Simone participa da movimentação acompanhada do candidato ao Senado, Alexandre Guedes que é servidor do órgão.
À tarde, a candidata tem reunião com os assessores de campanha para programar os eventos da semana.
Fonte: No minuto - 12/07/2010
Postado por PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado às 05:42 0 comentários
Marcadores: Alexandre Guedes, Deu na Imprensa, Eleições, Imprensa, Lutas, PSTU, Rio Grande do Norte, Salários, Simone Dutra, Trabalhadores
Reações:
9 de julho de 2010
Cordel Eleições
TEM NOSSA GOVERNADORA
SIMONE DUTRA ENFERMEIRA
No Rio Grande do Norte
Família se revezando
No poder vão enrolando
O rabo de palha é forte
Merenda sofrendo corte
É grande a bandalheira
Fazendo muita sujeira
Contra cambada opressora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Você que vive cansado
Dessa corja de enrolão
Cuidado nessa eleição
Com Alves, Maias, Rosado
Iberê, PT ao lado
Que promete muita asneira.
Levanta falsa bandeira
Pra ter luta redentora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Já teve Zé Agripino
Que ficou no vai-e-vem
Geraldo Melo também
Garibaldi um pepino
Vilma- PT bate o sino
Aliança com empreiteira
Vivendo na bagaceira
Homem, mulher eleitora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Farinha do mesmo saco
PMDB, PT
PSB, PV
O DEM leva ao buraco
PSDB opaco
Partido de dançadeira
De política bem rasteira
Pra botar fora a mentora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Um partido socialista
É o PSTU
Vamos quebrar o tabu
Votando em nossa lista
Contra o capitalista
Ter corrupto na lixeira
Vai ser nossa ação primeira
Mulher bem batalhadora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Pra Senado Nacional
Tem Alexandre e Dário
Da luta é partidário
Juary pra Federal
Rosália Estadual
Luciana companheira
Estadual na trincheira
Com a Classe trabalhadora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Zé Maria presidente
Luta por socialismo
Contra a fome, nepotismo
Estaremos sempre à frente
Plantaremos a semente
De um poder sem a cegueira
Pra a luta ser a bandeira
Contra ação exploradora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
A luta é sempre a marca
De toda nossa campanha
Nunca fazemos a barganha
Agora venha e embarca
Contra a força oligarca
Se some a grande fileira
Pra combater lamaceira
Da política arrochadora
Tem nossa governadora
Simone Dutra enfermeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário