terça-feira, 7 de setembro de 2010

Deu na Imprensa

Nominuto pergunta: "Quais as propostas de Simone para o meio ambiente?"

Candidata aponta dados que indicam que o RN é o quinto estado em desmatamento (0,14%) e que é afetados pela desertificação da caatinga.

A candidata ao Governo do Estado pelo PSTU, Simone Dutra, apontou dados de que o Rio Grande do Norte é o quinto estado em desmatamento (0,14%), o equivalente a uma área de 1.142 quilômetros quadrados.

Leia a resposta do candidato a pergunta: "Quais as suas propostas para a preservação do meio ambiente no RN?"

Simone Dutra (PSTU) - Os principais problemas ambientais no RN são o desmatamento, a poluição, o assoreamento dos rios, o acúmulo de lixos doméstico e industrial, a desertificação do semi-árido, os efeitos da carcinucultura e a ausência de saneamento básico. O Rio Grande do Norte é o quinto estado em desmatamento (0,14%), o equivalente a uma área de 1.142 quilômetros quadrados. O Estado é um dos principais estados afetados pela desertificação da caatinga, com aproximadamente 75% de seu território (158 municípios), onde reside uma população de mais de um milhão de habitantes.

As principais causas do problema são o corte de árvores para utilização da lenha em cerâmicas e padarias, a queimada de mata para utilização em áreas destinadas às atividades de pecuária e plantio e a agressão ao manguezal provocada pela carcinucultura. A qualidade da água tem sido afetada devido a demanda gerada pelo crescimento populacional e ao aumento da industrialização, levando à necessidade cada vez maior de descarte de esgotos e resíduos industriais nos ambientes naturais. O Estado tem baixos índices na oferta de saneamento básico. Dos nove Estados do Nordeste, o RN é o sexto com pior serviço de esgoto.

Menos de um quarto da população potiguar (16,52%) tem acesso a esgotamento sanitário, o que revela que grande parte dos habitantes está vulnerável a doenças provocadas pela falta de tratamento de esgoto.De uma receita de R$ 5,8 bilhões, o governo estadual investiu em 2008 apenas R$ 233.113. Esta situação é a prova do descaso dos governos federal e estaduais de plantão que vem desenvolvendo políticas econômicas que agridem o meio ambiente, priorizando apenas o lucro dos empresários. Os governos também não investem em saneamento básico.

Fonte: No Minuto - 05/09/2010

4 de setembro de 2010

Eleições

Candidata do PSTU ao governo do Estado faz caminhada em São Gonçalo do Amarante

A candidata do PSTU ao governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, realizou na manhã de sábado (4) uma caminhada pelas ruas do bairro de Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal. Acompanhada por militantes e apoiadores, Simone Dutra conversou com trabalhadores, debateu propostas e apresentou seu programa socialista de governo. O candidato ao Senado, Dário Barbosa, os candidatos a deputado federal, Juary Chagas e Bira Queiroz, além da candidata à deputada estadual, Rosália Fernandes, também participaram da caminhada. Ao lado de Simone Dutra, eles distribuíram santinhos e discutiram com a população os problemas da segurança, saúde e educação.

Candidata ao governo do RN, Simone Dutra cumprimenta estudantes...

e conversa com a população


"A saúde pública foi abandonada por todos os governos até hoje, inclusive pelos municipais, como é o caso do prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado. Faltam remédios, profissionais e as instalações estão sucateadas. Isso é assim porque todos seguem cortando os investimentos em saúde pública e privilegiando os interesses das clínicas e hospitais privados, que recebem verbas do SUS. Nós, do PSTU, propomos triplicar os recursos da saúde para garantir que os serviço seja de qualidade, gratuito e 100% estatal."
, defendeu Simone.

A candidata à deputada estadual Rosália Fernandes, durante a caminhada

Juary Chagas, candidato a deputado federal, criticou a exploração e o descaso das famílias ricas que sempre governaram o RN. "Há décadas os Mais, Rosado, Faria e Alves controlam a política no nosso Estado. Como representam os interesses de grandes empresários, nunca resolveram os problemas dos trabalhadores e da população. Por isso, é preciso inverter essa lógica, com um governo socialista onde os trabalhadores governem e decidam tudo.", propôs Juary.

Juary Chagas, candidato a deputado federal, fala para trabalhadores em Jardim Lola


Conversando com a população de Jardim Lola, o candidato ao Senado Dário Barbosa defendeu a aplicação de 10% do PIB (a soma de todas as riquezas produzidas no país) na educação pública.
"Os governos até hoje abandonaram a educação. Temos professores ganhando baixos salários, escolas caindo aos pedaços e alunos sem merenda. Com a aplicação de 10% do nosso PIB na educação, ao invés de mandar nosso dinheiro para banqueiros, seria possível revolucionar o sistema de ensino. Mas isso só pode ser feito por um governo socialista. Por isso, temos o companheiro Zé Maria para presidente e a companheira Simone para governadora.", destacou Dário Barbosa.

Candidato ao Senado, Dário Barbosa distribui santinhos e propõe 10% do PIB para educação

Rosália Fernandes apresenta sua candidatura a eleitor

Candidatos e militantes caminham pelas ruas de Jardim Lola, em São Gonçalo

Nenhum comentário: