sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sinais de Bancarrota no Governo Norte-Americano

Com o aumento estratosférico nos gastos do governo, os EUA se preparam para um acontecimento raro em sua história. Depois de dar mais de um trilhão de dólares ao setor financeiro, agora o governo norte-americano deixará de pagar funcionários públicos por dias, incluindo soldados na ativa. Funcionários vão trabalhar sem receber. Inacreditável. Repito. Depois de darem mais de um trilhão de dólares aos bancos, e depois de cortarem vários gastos sociais, o governo dos EUA não tem dinheiro em caixa para pagar seus funcionários. Dá para imaginar isto? O governo do pais mais rico e poderoso do mundo não tem dinheiro para pagar funcionários públicos na ativa.

Clique aqui para ler a matéria no New York Times sobre o "shutdown" temporário do governo norte-americano.

O impasse agora está no Congresso, dividido entre um corte inédito nos gastos sociais ou uma iminente bancarrota:

"President Barack Obama met with Congressional leaders at the White House Thursday night as the clock wound down on efforts to resolve the budget standoff that threatens to force the shutdown of many government functions on Saturday" - [New York Times]

O interessante é que os jornais reportam o problema como uma mera disputa entre Republicanos e Democratas, e não como um problema de um sistema econômico fora de controle.


Nenhum comentário: