quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bancários desfiliam Sindicato e botam a CUT pra fora do Maranhão

Numa avassaladora vitória em plebiscito, 70% da categoria decidiu que o Sindicato dos Bancários do Maranhão se desfiliasse da CUT. Bauru marcou presença, fortaleceu a luta e ajudou a desmascarar os pelegos da CUT
Na Trincheira 178
31/05/2011
Foi uma grande vitória dos trabalhadores bancários maranhenses! Num plebiscito histórico, a categoria decidiu, em peso, botar a CUT pra fora do Maranhão. A desfiliação do Sindicato foi a decisão soberana e democrática de 70% dos trabalhadores locais. Uma merecida surra na pelegagem, que se valeu, como sempre, dos piores métodos para tentar manter aquele importante sindicato filiado à CUT.
Fora, CUT!
Os pelegos da CUT gastaram, como sempre, muito dinheiro e fizeram de tudo pra tentar enganar os trabalhadores, numa campanha suja e mentirosa. Enquanto as rádios e tevês locais tocavam 'jingles' e passavam propagandas cutistas, os pelegos sacaneavam de todas as formas, tentando, em vão, amedrontar os bancários, com mentiras grotescas. Tinham a cara-de-pau de dizer até que o Maranhão ficaria sem acordo coletivo, reajuste salarial e PLR.
Enquanto isso, os professores maranhenses, apoiados pela Conlutas, completavam 72 dias de greve sem receber sequer uma nota de solidariedade da CUT, que ignorava a luta e defendia tacitamente o governo do estado. O vexame cutista, nesse caso, é também facilmente 'compreensível', pois o PT e a CUT estão presentes no governo Roseana Sarney. Chega a dar nojo...
Uma campanha vitoriosa
Após uma vitoriosa campanha, em que militantes da Conlutas desenvolviam, em alto nível, uma rica discussão política com todos os bancários do Estado, defendendo o 'SIM' para desfiliar da CUT o Sindicato do Maranhão, os pelegos cutistas gastavam 'rios de dinheiro' numa vergonhosa ladainha governista pelo 'NÃO', apelando para o terrorismo e sendo merecidamente rechaçados pelos trabalhadores em todos os lugares.
Os números finais do plebiscito expressaram muito bem essa conjuntura de aversão à CUT, com vitória esmagadora do 'SIM' em todas as 21 urnas do estado. Ao todo, 70% dos bancários maranhenses, num show de democracia, votaram 'SIM' e decidiram, soberanamente, desfiliar seu sindicato da CUT. Vitória dos trabalhadores! E fora, pelegos!
A importância deste sindicato
O Sindicato dos Bancários do Maranhão é uma entidade estadual, abrangendo todas as cidades maranhenses e representando todos os trabalhadores bancários daquele estado, em torno de 6 mil.
Em 2009, em outra grande vitória dos bancários de luta, a Chapa 1, apoiada e composta pela Conlutas, venceu a chapa cutista nas eleições para composição da direção do sindicato.
Na sequência, após as sucessivas traições da Contraf-CUT nas campanhas salariais, os bancários locais, em assembleia, declararam não mais tolerar a filiação do sindicato à CUT.
Nesse sentido, há um ano, durante o congresso estadual da categoria, em São Luís, bancários de todos os cantos do Maranhão decidiram, em conjunto com a direção do sindicato, formalizar um plebiscito para desfiliar aquela entidade sindical e rechaçar, de vez, a CUT do Maranhão. Valeu!
Bauru presente na luta
Como não poderia deixar de ser, o Sindicato dos Bancários de Bauru e Região/Conlutas decidiu marcar presença nessa luta, ajudando os ativistas e bancários a alcançar essa grande vitória no plebiscito do Maranhão. O diretor Beto Castilho foi escalado para a tarefa e passou dez dias numa forte campanha junto aos colegas maranhenses, levando a mensagem de luta dos bancários de Bauru e Região, que já botaram a CUT pra fora do nosso Sindicato desde 2007.
Nesse aspecto, durante a dinâmica da campanha, a ida bauruense ao Maranhão acabou se revelando especialmente providencial e até mesmo decisiva, rebatendo o terrorismo e desmentindo os cutistas -- na lata!
Também estiveram presentes nessa luta os companheiros do Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte/Conlutas.
Valeu, Maranhão!
Nossos especiais cumprimentos aos bancários maranhenses e aos diretores do Sindicato dos Bancários do Maranhão, que demonstraram, mais uma vez, muita coerência, coragem e consciência política, ao decidirem, democraticamente, continuar trilhando o caminho da independência classista e da luta intransigente em defesa dos trabalhadores. Parabéns, companheiros bancários do Maranhão!
Valeu mesmo!

Nenhum comentário: