quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SAÚDE EM CURRAIS NOVOS

SAÚDE

Os cargos comissionados dos hospitais públicos do RN e particularmente de Currais Novos são como todos sabem moeda de troca eleitoreira. Eles fazem parte de um sistema podre e corrupto que atende exclusivamente aos interesses privados dos oligarcas locais. É notório o usufruto das estruturas públicas para beneficiar segmentos historicamente conservadores, autoritários e corruptos da cidade de Currais Novos e região. O hospital serve a estes interesses.

A crise na saúde pública estatal é histórica no Brasil. Este é um setor essencial e atualmente extremamente lucrativo. No ano de 2010 houve um crescimento de 17%, segundo o IBGE, das clínicas e hospitais particulares no RN. Este quadro é notório em Currais Novos, onde a cada ano o sucateamento da rede pública estatal dá maior visibilidade ao aparecimento de clínicas luxuosas que surgem do dia para a noite às vezes com o financiamento explicitamente publico.

A precariedade do atendimento no hospital regional de Currais Novos é visível. Falta de tudo. Obviamente que esta situação não é recente. Ela é secular e só será resolvida de fato quando os grupos oligarcas perderem as “tetas” que representam o serviço público para estas camadas da sociedade. A situação do hospital, como alguns profissionais relatam é caótica. O mais grave e espantoso, cem dias após o início do “novo” governo - Rosalba do DEM é a AUSÊNCIA do plantão médico para os casos de urgência. A população trabalhadora fica refém do acaso e da irresponsabilidade dos grupos políticos que dirigem o Estado e o município, que são os verdadeiros responsáveis pela administração nefasta dos recursos públicos e pelo aprofundamento da crise da saúde pública no hospital regional de Currais Novos. Este descaso tem como único objetivo acelerar o processo de privatização da saúde.

Um fato agravou ainda mais a situação no hospital regional. A unidade de terapia intensiva, que tinha alguns leitos fechou durante um bom período. E o interessante é que ninguém protestou, nem mesmo a representação sindical daquela unidade hospitalar.

È necessário que os trabalhadores tomem consciência de que estes problemas tem origem no próprio sistema capitalista de produção. O orçamento da União previsto para 2011 é de apenas 3,91% para a área da saúde, enquanto a farra da dívida pública vai consumir quase metade do orçamento, ou se preferir 635 bilhões de reais. Enquanto este montante irá fazer a festa dos banqueiros os trabalhadores terão que enfrentar verdadeiros martírios nas filas dos hospitais para serem atendidos. Devemos exigir que a presidenta Dilma escolha a quem atender: a seu povo ou aos banqueiros..

É necessário lutarmos nesse momento contra o avanço da privatização dos hospitais públicos. Neste momento a Presidenta Dilma reedita medidas da época de FHC que visam à terceirização dos serviços dos Hospitais Universitários e faz o maior corte de gastos no orçamento, 50 bilhões, que atinge frontalmente os serviços públicos dentre eles a saúde.

Nenhum comentário: