segunda-feira, 16 de julho de 2012

A MORAL DO VALE TUDO


Ezequiel recebe Zé Lins e grupo da oposição para almoço de confraternização na Furna da Onça.

Qual o critério para essas pessoas estarem juntas? Como funciona as alianças para esses políticos? O que se leva em consideração? Quais os interesses que estão em jogo? O que eles representam? São perguntas de um trabalhador que ler, ao estilo B. Brecht. 
Nas eleições deste ano os grandes partido PSDB, DEM, PT, PMDB, PSB  e seus candidatos vão apresentar soluções milagrosas para resolver os problemas das cidades e particularmente da nossa cidade (Currais Novos). Em suas campanhas milionárias, quase sempre com o dinheiro fruto da corrupção, tentarão manipular a população por meio de um gigantesco jogo de marketing eleitoral, pago a peso de ouro.
Num passe de mágica , partidos e candidatos atrelados e comprometidos com grandes empresas são subitamente transformados em paladinos dos mais pobres, dos trabalhadores. Todos eles representam, sem exceção, do DEM AO PT,  a continuidade do mesmo, as falsas promessas, o dinheiro sujo das campanhas, entre outras facetas típicas de grupos mafiosos.
Para garantir a dominação, esta democracia dos ricos com o seu poder midiático cria a falsa ideia de que o povo decide tudo com o voto, que basta eleger outro para resolver os problemas. O problema é que as eleições funcionam como um jogo de cartas marcadas. Os grandes partidos elegem a maioria dos candidatos por meio de polpudos financiamentos dos empresários e banqueiros. E depois de eleitos, a fatura é cobrada. Se não fosse assim não haveria tantos escândalos envolvendo justamente os mesmos grandes partidos. A conta é simples "quem paga a banda dá o tom".  E esta realidade é a mesma  no Brasil a fora e não poderia ser diferente aqui em Currais Novos.  Dois candidatos que representam interesses totalmente alheios aos trabalhadores e do povo pobre e oprimido, disputam o direito de administrar as verbas oriundas do suor do trabalho daqueles que produzem. Do mesmo jeito tenho que falar dos candidatos a vereador. Não sabem o que significa um programa partidário, não sabem nem o programa que norteia seus partidos. Fazem campanhas asquerosas de compra de voto explícito e nada mais. São absolutamente prescindíveis em tudo que fazem. 

Nenhum comentário: