segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


11:31:12

POLÍTICA // APTOS

Em meio a protesto,prefeito e vereadores eleitos são diplomados em Natal

Publicado em 14.12.2012, às 15h29


1a067556b6c5e274e3262a864dc60397.jpg
Prefeito eleito, Carlos Eduardo Alves (PDT) e sua vice Wilma de Faria (PSB) com os diplomas da Justiça Eleitoral
Fotos: Kívia Soares/NE10 RN

Kívia SoaresDo NE10/Rio Grande do Norte
O prefeito eleito de Natal (RN), Carlos Eduardo Alves (PDT), a sua vice Wilma de Faria (PSB) e 29 vereadores da capital potiguar eleitos para a próxima legislatura foram diplomados na manhã desta sexta-feira (14), no anexo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), em Morro Branco. A solenidade foi presidida pelo juiz presidente da Junta Eleitoral da 1ª Zona de Natal, Ibanez Monteiro, e aconteceu em meio a manifestações e reações da população que foi ao local, com brados, vaias e aplausos a depender daquele que subia para receber o diploma, documento que garante aos eleitos tomar posse nos cargos no dia 1º de janeiro de 2013. 

A cerimônia foi marcada pela  presença das claques, e também de estudantes, que protestavam contra o aumento nos salários dos vereadores e do próprio prefeito aprovado pela Câmara de Natal. Cada  diplomação tinha uma manifestação diferente, Amanda Gurgel (PSTU), George Câmara (PC do B), Dagô (DEM) e Júlia Arruda (PSB) foram uns dos mais aplaudidos. Enquanto que, Júlio Protásio (PSB), Aquino Neto e Luiz Almir, ambos do PV, partido da prefeita afastada, Micarla de Sousa,foram vaiados no momento do anúncio.

PROTESTO - Os manifestantes da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel) gritavam palavras de ordem,como: "A esse aumento eu digo não, prioridade é saúde e educação" e “ Vereador não fuja não, assine a petição” referente ao documento preparado por eles contra o aumento.

Momentos antes da diplomação os estudantes seguravam faixa para chamar atenção dos vereadores
Segundo a líder do movimento, Géssica Regis, estudante de História da UFRN, uma nova mobilização esta sendo preparada para a próxima terça (18), na Câmara Municipal, quando o aumento entrará novamente em discussão. 

“ Hoje passamos um termo de compromisso para os vereadores assinarem contra esse aumento abusivo, que foi aprovado na calada da noite e que os natalenses estão indignados. Até agora conseguimos apenas cinco assinaturas dos veredaores Sandro Pimentel, Amanda Gurgel, Marcos do Psol, Hugo Manso e Rafael Mota”, conta.

O vereador eleito, Sandro Pimentel (PSOL) e também o presidente estadual do partido protocolou na última quinta-feira (14) junto à Câmara, petição em nome do partido contra o aumento que ele considera  imoral e ilegal. “Temos uma cidade entregue literalemente as baratas sem recursos, como é que os vereadores ao invés de se preocupar com a cidade se preocupam em aumentar seus salários ?”, ironiza.
Ainda segundo ele, o artigo 29, inciso VI da Constituição Federal, versa que o aumento é inconstitucional, pois ultrapassa o limite máximo de vencimento que um vereador pode ter, considerando os dos deputados estaduais e federais." Vale destacar que a os vereadores de Natal tem hoje o segundo maior salário pago de todo o país, perdendo apenas para o Rio de Janeiro", disse Sandro Pimentel. 

A vereadora mais votada da história da política potiguar com mais de 32 mil votos, Amanda Gurgel (PSTU), também é contrária ao aumento dos parlamentares, e disse que está "ao lado das lutas" e que vai apoiar o movimento dos estudantes. “A cidade está imersa num caos muito grande, na Saúde, Educação, Limpeza e acho que a urgência deve estar nessas questões essenciais”, afirma.


A vereadora mais votada, Amanda Gurgel, no momento da diplomação.
PREFEITO ELEITO - O prefeito eleito, Carlos Eduardo, subiu o palco e foi diplomado pelo pai, o deputado estadual Agnelo Alves. Bastante aplaudido pelo público presente, em seu discurso após a diplomação, o político pediu apoio e força dos vereadores para ajudar a reconstruir a cidade. E também agradeceu a Deus pelo momento e ao povo natalense por lhe confiar “mais uma vez a grande responsabilidade” de gerir a cidade.  

O pedetista ainda afirmou que vai trabalhar para que se tenha a certeza de que Natal “recupere a sua normalidade admisnistrativa e volte a trilhar o caminho do desenvolvimento, progresso e qualidade de vida”. E ressaltou também que “Natal nunca esteve numa situação tão precária”, mas que está “preparado para enfrentar este desafio”, afirma.
Veja vídeo com parte do discurso de Carlos Eduardo
Na ocasião, Carlos Eduardo revelou que a lista com parte dos nomes dos auxiliares deve ser divulgada ainda  neste sábado (15), e adiantou que o perfil dos auxiliares do primeiro escalão será técnico. Em relação à mudança de prefeito pela terceira vez em menos de dois meses, e as consequências dessas alterações na transição ele destacou que “não podemos descartar a fase de problemas e descontinuidade admisntrativa que Natal vive, mas acredito que isso esta passando e que a cidade vai viver dias melhores”, disse.

Carlos Eduardo Alves exibe seu dipolma ao público presente.
Alves ainda elogiou o ex-prefeito, Paulinho Freire, um dos vereadores diplomados, afirmando que sua colaboração foi muito expressiva com a transição. “Ele foi um prefeito preocupado com a transição e em resolver os problemas”, finalizou.

Em relação a aprovação do aumento nos salários dos vereadores e de prefeito, Carlos Eduardo, disse que o aumento “está suspenso de ser efetivado pelos próximos seis meses e que isso vai se dar de acordo com a situação da Prefeitura. Natal elegeu alguém de bom senso, que vai ver a oportunidade ou não que se consume esse aumento. Nós na Prefeitura não vamos levar esse aumento até um diagnóstico da real situação financeira do Executivo”, finalizou
Dos 29 vereadores diplomados nesta sexta, 12 são da atual legislatura, que conseguiram a reeleição e 17 novos nomes vão ocupar as cadeiras da Câmara Municipal de Natal pelos próximos quatro anos. 

Os reeleitos foram: Chagas Catarino (PP), Albert Dickson (PP), Adão Eridan (PP), Júlia Arruda (PSB), Raniere Barbosa (PRB), Aquino Neto (PV), Bispo Francisco de Assis (PSB), George Câmara (PC do B), Fernando Lucena (PT), Franklin Capistrano (PSB) , Mauricio Gurgel (PHS) e Júlio Protásio (PSB). 

Já os novos vereadores são: Amanda Gurgel (PSTU), Rafael Mota (PP), Luiz Almir (PV), Ubaldo Fernandes (PMBD), Bertone Marinho (PMDB), Felipe Alves (PMDB), Jacó Jacomé (PMN), Ary Gomes (PP), Eleika Bezerra (PSDC), Sandro Pimentel (PSOL), Marcos Ferreira (PSOL), Eudiane Macedo (PHS), Dagô (DEM), Dickson Nasser Júnior (PSDB), Paulinho Freire (PP), Aroldo Alves (PSDB) e Hugo Manso (PT).

Nenhum comentário: