segunda-feira, 22 de abril de 2013


Página inicial >> Todas as editorias >> PARTIDO
lit30anos

 pstu@pstu.org.br  

Em Natal, PSTU faz balanço dos 10 anos do PT no governo 

Debate lotou a nova sede do partido com palestra da vereadora Amanda Gurgel e do presidente estadual do PSTU, Dário Barbosa


JOÃO PAULO DA SILVA, DE NATAL (RN)
 


 
 
  Amanda Gurgel demonstra que a política econômica do governo do PT não mudou em relação a do PSDB

A vereadora Amanda Gurgel (PSTU) e o presidente estadual do partido no Rio Grande do Norte, Dário Barbosa, analisaram os 10 anos de governo do PT durante debate na nova sede do PSTU em Natal. A palestra ocorreu na noite do último dia 17 e teve como tema a pergunta "Para quem brilhou a estrela do PT?". O evento reuniu dezenas de trabalhadores de muitas categorias, como professores, profissionais da saúde, funcionários terceirizados e estudantes.

O PSTU respondeu a pergunta fazendo um balanço crítico dos governos de Lula e Dilma em diversas áreas do país, como Orçamento, Educação, Previdência, Renda dos trabalhadores e lucros das empresas. Na ocasião, também foi lançada a edição especial do jornal Opinião Socialista, que traz matérias sobre os 10 anos do PT no governo e contrapõe os argumentos da cartilha petista a respeito do país.

Em suas exposições, Amanda Gurgel e Dário Barbosa combateram o discurso do PT de que o Brasil está próximo de acabar com a miséria e que os trabalhadores foram os verdadeiros beneficiados pelos governos de Lula e Dilma. Eles apontaram os números da economia brasileira deste ano para demonstrar que quem mais ganhou na última década foram as grandes empresas e bancos, através de isenções fiscais e do pagamento da dívida, que consumiu R$ 753 bilhões em 2012.

Amanda Gurgel mostrou que quase metade do orçamento do país, cerca de 47%, continua indo para o pagamento dos juros da dívida pública aos banqueiros. “Infelizmente, Lula e Dilma não mudaram a política econômica brasileira, que segue a mesma dos tempos do PSDB. A mão que dá o bolsa família é a mesma que tira recursos da saúde, da educação, do saneamento, para pagar os juros da dívida pública aos banqueiros”, disse a professora.

A vereadora do PSTU também criticou a manobra estatística do PT para criar o mito da nova classe média. “É uma crueldade considerar que quem ganha salário mínimo está na classe média. E o pior é considerar que quem ganha um pouco mais do que R$ 70 por mês não está mais na miséria”, enfatizou Amanda.



O professor Dário Barbosa destacou a importância de se fazer um balanço sobre o PT no governo, já que esse partido representou o sonho de toda uma geração que lutava por mudanças na vida e pelo socialismo. “Não foi para ver o que o PT está fazendo no governo que uma geração lutou tanto. Não lutamos para que Lula e Dilma repetissem as privatizações e a política econômica de FHC”, lamentou Dário.

Ele também lembrou a trágica mudança no discurso e na prática de Lula e do PT. "Lula dizia, em 1989, que os ricos empresários e banqueiros precisavam perder para que os trabalhadores pudessem ganhar e viver melhor. Não foi o que aconteceu quando o PT chegou ao governo, aliado aos patrões. Os ricos estão mais ricos, e a vida do povo não mudou na mesma medida", criticou o presidente estadual do PSTU.

Nenhum comentário: