sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Encontro do MML é o maior realizado por mulheres classistas nos últimos tempos

O 1º Encontro Nacional do Movimento Mulheres em Luta foi considerado o maior evento de feministas classistas dos últimos 20 anos, de acordo com a organização do evento. Com a participação de 2.300 mulheres, a atividade, marcada pela diversidade, contou com a presença de trabalhadoras dos Correios, bancárias, metalúrgicas, operárias da construção civil, estudantes, profissionais da Educação, servidoras públicas, mulheres organizadas nos setores contra a opressão, mulheres do campo do movimento popular, vindas de todos os cantos do país. 

No sábado (5), segundo dia do evento, em plenários simultâneos, ambos com sua capacidade lotada, foram debatidas a conjuntura nacional e internacional. Os informes, ricos e regados de muita emoção, e análises feitas em ambos os painéis versaram sobre os desafios das mulheres e as próximas campanhas e lutas, no contexto nacional e mundial. A programão contou ainda com a apresentação das contribuições ao encontro sobre a organização e estruturação do movimento.

As mulheres também se reuniram em grupo de trabalho com painéis temáticos sobre aborto e sexualidade; a mulher no sindicato; saúde da Mulher; mulher negra; violência; mulher Lésbica; mulher Jovem; creches e o direito à maternidade; as mulheres e a luta internacional, trabalho Doméstico; prostituição; mulher operária; mulheres e Educação; mulher e movimento popular; mulheres Aposentadas; mulher trans*; mulheres e transporte.

Os temas foram amplamente discutidos nos grupos e foram a voto para já serem apresentados na plenária final. O clima de todos os grupos foi permeado de intensas discussões, troca de experiências, com declarações de mulheres e suas vivencias. O grupo internacional, que se tornou uma mesa internacional, foi ponto alto da atividade. A emoção tomou conta do plenário com as declarações das representações internacionais que expuseram suas experiências da luta das mulheres em seu país.
Todas s discussões forma levadas para ser votada em plenário no domingo (6), último dia do encontro.


* Com edição do ANDES-SN

Nenhum comentário: