domingo, 22 de julho de 2007

Quando o rei fica nu?

Quando o rei fica nu?

Em assembléia histórica dos servidores da educação de Currais Novos no dia 13 de julho de 2007, o Grêmio Estudantil do IVP, (Instituto Vivaldo Pereira) assume uma posição de vanguarda política do Movimento estudantil de Currais Novos. O presidente do grêmio estudantil leva à assembléia dos servidores a solidariedade e a disposição de construção do movimento de greve em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.
O movimento conseguiu mobilizar a categoria no sentido de construir a greve na Regional de Currais Novos. Nesta assembléia foi deliberada a possibilidade da organização de uma manifestação articulada entre os servidores da educação, os servidores da Fundac (em Greve) e o os estudantes do referido Grêmio. A manifestação tinha o objetivo de aproveitar a Visita da governadora a festa de Santana em Currais Novos e de forma pacífica fazer um protesto criativo. Houve reuniões no dia 16, 18 e 20 de julho para tentar mobilizar as categorias envolvidas no movimento e no protesto decidido naquela primeira assembléia do dia 13.
Infelizmente, a falta de compromisso de alguns dirigentes do SINTE ( regional Currais Novos) e a flagrante “aliança” com os atuais governos (federal, estadual e municipal) impossibilitou a realização do protesto ( como combinado). Não obstante a este recuo da direção do SINTE, os estudantes representantes do grêmio do IVP, da CONLUTE e o PSTU de Currais Novos se mobilizaram e fizeram um ato de apoio aos servidores em GREVE em plena festa de Santana.
Neste ato ficou explícito a ação revolucionária e combativa dos estudantes e do PSTU. Houve uma panfletagem contra as políticas neoliberais do Governo Lula, especialmente, as reformas que visam o ataque aos direitos dos trabalhadores. O movimento teve boa avaliação por parte dos participantes da festa de Santana.
O ponto crucial do ato se deu na fala do Prefeito Zé Lins (PSB), quando os militantes ergueram uma faixa exigindo concurso público e entrega imediata das casas populares, já construídas na cidade. Como se dá sempre nestas ocasiões o rei ficou nu.
Mais uma vez acertaram os revolucionários e deram uma lição de como se constrói um movimento autônomo e de classe.

Nenhum comentário: