quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Os Meios de Comunicação e a Democracia Operária

Fala-se muito sobre meios de comunicação, novas mídias, novas tecnologias, tv digital, etc. Entretanto, qual seria a relação entre este universo da chamada mídia eletrônica com a democracia?
O tema e a relação entre mídia e democracia é bastante amplo e controverso. Senão vejamos. Na cidade de Currais Novos RN há uma rede de comunicação bastante ampla com uma cobertura razoável. Estamos falando tanto da mídia impressa, quanto da eletrônica (TV, internet-blog’s e rádio). Se analisarmos mais de perto estas mídias no que toca a questão da democracia (salvo alguns blog’s) uma impressão salta logo aos sentidos de um observador mais crítico. Elas participam de “sistemas políticos eleitoreiros” com interesses muitas vezes alheios aos anseios da maioria (os trabalhadores). Representam nitidamente os interesses de grupos políticos oligarcas que visam quase que unicamente a manutenção do status quo, ou seja, a manutenção dos privilégios. Vivemos numa democracia dos ricos que tudo podem e que mantêm a maioria num estado de anestesia geral.
Os jornais impressos (os dois que circulam na cidade) não têm nenhuma autonomia política. E do ponto de vista do conteúdo são nitidamente elitistas e representam interesses dominantes. A tv por assinatura com sua programação super-elitista também contribui com seu apelo consumista quase doentio e neurótico para os sistemas políticos de plantão. As rádios não fogem deste estereótipo.
Uma pergunta não quer calar...A quem pertence o vazio onde as ondas do rádio e das tv’s se deslocam até chegar as nossas casas???
ABAIXO A DEMOCRACIA DOS RICOS, VIVA A DEMOCRACIA OPERÁRIA.

Nenhum comentário: