quarta-feira, 13 de agosto de 2008

PSTU


POR QUE OPTEI PELO PSTU.

Estive dois anos afastado do me e dos movimentos sociais. Quando me afastei estava no PSOL compondo quadros da CST.

Fiquei alguns meses atuando como independente mas senti a necessidade de me organizar em um partido que fosse coerente e lutasse pela revolução e defendesse de verdade o socialismo. Então resolvi fazer uma análise de como anda a "esquerda brasileira".

Temos por um lado o PT que vem de um processo onde se tornou um partido de direita defendendo claramente interesses da burguesia e podemos perceber em episódios como o da reforma da previdência onde o que o PT fez foi aprovar diretrizes burguesas e não classistas e ainda agindo contra aqueles que votaram contra no caso os parlamentares que foram expulsos. O engraçado é que os envolvidos em processos de corrupção não foram imputados e estes que lutaram pelo povo foram expulsos. Realmente engraçada essa lógica do PT e da Articulação. Desde o primeiro mandato vimos que o governo Lula não é aquele de 1989 seu discurso mudou radicalmente fazendo com que faça a linha de Bush e do neoliberalismo.

O PSOL que começou por causa dessa expulsão de parlamentares feito pelo PT se auto intitulou um partido classista em defesa do povo e o abrigo da esquerda brasileira. Porém na prática a realidade tem sido outra. correntes deste partido tem dado um giro à direita fazendo com que este se torne um partido de centro esquerda. E ainda atuam de uma forma a isolar a CST e o CSOL e atuando de forma até oportunista. Há inclusive correntes do PSOL com cargos em prefeituras do PT e etc. E vemos nestas eleições o caráter oportunista de muitos militantes deste partido, vemos aliança com a direita em vários locais como no Amapá sendo vice do PSB e em Porto Alegre onde se aliaram com o PV,partido que aqui em Goiás sempre faz alianças com PSDB e DEM.. Neste contexto a CST acabou por perder diversos quadros para o PSTU. Pessoas assim como eu estavam descontentes com esse processo que o PSOL está envolvido.


Além destes pontos posso pontuar também a questão da UNE que há algum tempo deixou de representar verdadeiramente os estudantes e representar interesses de partidos e oportunismo carguista de outros.

A UNE há muito tempo não faz uma movimentação de fato e sim conchavos com a Rede Globo por exemplo. E por isso há a necessidade de se construir uma nova entidade que não seja governista, que não baixe a cabeça sendo capacho do Governo Federal e das políticas neo liberais de Lula e que lute contra a mercantilização do ensino superior, o Reuni, a Reforma Universitária que não trazem benefícios aos estudantes. Que lute verdadeiramente por uma universalização do ensino superior, por uma universidade que seja pública e que todos tenham acesso a esta.E também que defenda a internacional, o socialismo, a luta de classes e que seja realmente a vanguarda da verdadeira esquerda brasileira.

Faço um chamado a todos lutadores do PSOL que estão hoje na CST e no CSOL que rompam com este partido que tem se tornado pequeno burguês e entre para o PSTU e ajudem a construir um novo projeto para o Brasil.
Abraços,
Joaquim Xavier de Souza Neto.

Nenhum comentário: