quarta-feira, 26 de novembro de 2008

GREVE DOS PROFESSORES RS

Mobilização
RS: greve dos professores e funcionários de escola continua forte, apesar de ameaças do governo Yeda

A greve dos professores e funcionários de escolas estaduais do Rio Grande do Sul continua forte. Até o final de semana a adesão havia se mantido em todas as regiões do Estado. As ações repressivas adotadas pelo Governo Yeda não têm sido suficientes para enfraquecer a mobilização.

Na audiência realizada na noite de quarta-feira 18, no Centro Administrativo do Estado, os secretários de governo se mantiveram irredutíveis e as negociações não avançaram. Ao se colocar de forma intransigente e não negociar com o sindicato, o governo coloca em riso o ano letivo prejudicando a comunidade escolar.

Reunido ainda na noite de quarta e na manhã de quinta-feira 20, o Comando de Greve decidiu intensificar a mobilização na busca de uma efetiva negociação com o governo. Para isso, o Comando voltou a procurar os deputados estaduais para que possam intermediar as negociações. O Comando entende que não estão postas as condições para retomar as aulas sem que seja fechado um acordo final de greve.

No domingo (23), professores, funcionários de escola e estudantes da rede estadual de ensino distribuíram panfletos à população no Brique da Redenção, em Porto Alegre. O material explicava os motivos da paralisação, além de solicitar o apoio da sociedade às reivindicações da categoria.

Inúmeras ações foram organizadas. Entre elas a publicação de uma Carta Compromisso, enviada aos deputados estaduais, com o apoio à greve e ao piso nacional de R$ 950 instituído pelo governo federal aos professores.

De acordo com deliberação do Comando de Greve, nesta semana serão realizadas manifestações nas regiões e em Porto Alegre.

A segunda-feira (24) está sendo dedicada à realização de atos organizados pela comunidade escolar nas regiões. Em Porto Alegre será feito um ato com a comunidade escolar da região metropolitana, em parceria do Comitê de Solidariedade à Greve.

Na quarta-feira (26), também à tarde, será realizado um grande ato público estadual, na capital.

Além disso, o Comando decidiu publicar uma nota pública e um novo anúncio de televisão. Também serão impressos dois novos boletins: um para a categoria e outro para a comunidade escolar.

Leia abaixo a CARTA-COMPROMISSO enviada aos parlamentares.

Senhor Deputado:

A Educação Pública do Estado do Rio Grande do Sul é uma das melhores do país. A qualidade do nosso ensino, reconhecida em todo o Brasil, foi conquistada pelo esforço e dedicação de milhares de educadores gaúchos.

Nos últimos anos, lutamos para preservar o Plano de Carreira dos professores e conquistar a carreira para os funcionários de escola. Garantimos, por meio da mobilização, que o conceito de carreira pública fosse considerado como um elemento importante para a construção da escola que a sociedade gaúcha deseja.

Os planos, ora em vigor, estimulam o aprimoramento acadêmico e a formação continuada. Os profissionais da educação sabem que o investimento em qualificação possibilita a progressão salarial e funcional no serviço público.

O Governo Estadual, contudo, tem reiterado seu objetivo de modificar os atuais Planos de Carreira.

Outro elemento fundamental à qualificação dos profissionais da educação, associado à carreira, é o Piso Salarial. Recentemente os educadores brasileiros obtiveram uma importante conquista com a instituição do Piso Salarial Profissional Nacional, através da Lei Federal nº 11.738/08.

O piso sem a carreira não garante a necessária e merecida valorização dos trabalhadores em educação.

Senhor Deputado, sabedores do seu compromisso com a Educação Pública, solicitamos que não vote o PL 284/08 (cria o Piso Estadual), bem como, qualquer outro que vise alterar os atuais Planos de Carreira dos trabalhadores em educação, que venha a ser encaminhado no final deste ano letivo ou durante o recesso escolar, sendo signatário desta Carta-Compromisso.

Deputado: .....................................................................

Porto Alegre, novembro de 2008

Fonte:

João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

Site do Cpers: www.cpers.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

1. CONCURSO BELEZA MUNDIAL SELETIVA GRANDE PORTO ALEGRE
DIA 17 MAIO
RESTAURANE MESA E SOBREMESA GENERAL OSORIO 101 CENTRO DE VIAMÃO ATRAS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VIAMÃO RS
INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO TRAZER DUAS FOTOS UMA ROSTO E OUTRA DE BIQUINE NITIDAS SEM PRODUÇÃO DE CABELO OU MAQUIAGEM OU MESMO FOTOSHOP E OS DADOS DA MANICURE = FADA MADRINHA
VIAMAO
ALIBABAR RESTAURANTE ALCEBIADES AZEREDO DOS SANTOS 131 CENTRO DE VIAMAO
ESTEIO
CASA DE CULTURA DE ESTEIO AOS SABADOS COM JOÃO FORMIGA
PORTO ALEGRE
VOLUNTARIOS DA PATRIA 294 QUARTO ANDAR ACADEMIA C.A.M & FITINESS CENTRO SHOPPING 32138376
CONCURSO WWW BELEZA MUNDIAL.COM.BR INSCRIÇÕES COM A PROF CARLA ROSANE EM QUALQUER UM DESSES LUGARES..051 96797122 SELETIVA GRANDE PORTO ALEGRE 14 A 26 ANOS..PARTICIPE;;
E MAIL CARLAROSANEBSILVA@YAHOO.COM.BR
CARLAROSANEBSILVA@HOTMAIL.COM