segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Deu na Imprensa

No Minuto pergunta: "Quais são suas propostas para alavancar a cultura no Rio Grande do Norte?"

Simone Dutra (PSTU) - Pesquisas mostram que 93%dos brasileiros nunca foram a uma exposição de arte; 78% nunca viram um espetáculo de dança e 92% não frequentam museus e teatros. Isto é assim porque a cultura é transformada em mercadoria e não em política de Estado que incentive o desenvolvimento cultural e democratize o acesso para a população, pois num país em que 29% dos trabalhadores vive com até 1 salário mínimo e 38,7% de 1 a 2 mínimos, a prioridade do orçamento familiar não pode ser dar R$ 20,00 num ingresso de cinema ou R$ 50,00 em um show.

No RN, 1,9% é o gasto do potiguar com cultura e lazer. Há uma necessidade de políticas públicas de incentivo à cultura e que democratize o acesso. No entanto, o que vemos no RN são manifestações culturais do teatro, da música, da literatura, da dança, etc, que na maioria são iniciativas dos artistas que não contam com o apoio dos governos. Exemplo: a Casa do Cordel que por iniciativas de um poeta e um xilógrafo vem agrupando o que tem de melhor da poesia sem incentivo do poder público.

No RN há ainda o abandono do patrimônio cultural. A Fundação José Augusto é responsável pela conservação do patrimônio, como dois teatros, duas bibliotecas públicas, dois memoriais, a Pinacoteca, a Cidade da Criança e 25 casas de cultura popular no interior do estado. A falta de manutenção e de incentivo do governo faz com que estes patrimônios não despertem o interesse da população. A Biblioteca Câmara Cascudo, que há 15 anos não sofre nenhuma reforma, por exemplo, está há dois anos sem luz; dos 100 mil livros do acervo nenhum foi comprado pelo Governo Estadual. Foram adquiridos por doações, mas mesmo assim não estão disponíveis ao público por não ter uma bibliotecária.

Cultura não é mercadoria, precisa ser financiada pelo Estado. O PSTU propõe o fim da isenção fiscal para empresas privadas e com os impostos recolhidos elaborar um plano de incentivo à cultura; garantir o acesso às produções e atividades culturais; estimular os movimentos culturais a partir das escolas públicas e nos bairros; fortalecer os projetos culturais com participação das prefeituras; constituir um Conselho Popular de Cultura eleito democraticamente pelos movimentos culturais; recuperar e manter os patrimônios culturais com contratação de profissionais.

Fonte: No Minuto - 19/09/2010

18 de setembro de 2010

Deu na imprensa

Candidata Simone Dutra concede entrevista ao Conexão Potiguar, da TV União
0 comentários

Cultura

Aniversário de 3 anos da Casa do Cordel

17 de setembro de 2010

Ato público

PSTU/RN realiza Dia do Contra Burguês, vote 16

O PSTU realizou na tarde desta quinta-feira (16) o Dia Nacional do Contra Burguês, vote 16. No Rio Grande do Norte, ocorreu um ato público no Calçadão da Rua João Pessoa, no centro de Natal. Manifestações semelhantes aconteceram em todo o país e marcaram o dia pela convocação dos trabalhadores a votarem nas candidaturas de esquerda e socialistas do PSTU.

Durante o protesto, os candidatos do partido no RN denunciaram a falta de democracia nas eleições, o compromisso das outras candidaturas com os interesses dos empresários e defenderam um projeto socialista para o Estado e o Brasil. Propostas como triplicar as verbas para saúde e educação, aumentar os salários dos trabalhadores de acordo com os valores do Dieese e acabar com o desvio do dinheiro público para banqueiros foram apresentadas pelos candidatos socialistas.

Simone Dutra, candidata ao governo do RN

Dário Barbosa, candidato ao Senado

Candidato a deputado federal, Bira Queiroz conversou com eleitores

Bira Queiroz e a candidata à deputada estadual, Rosália Fernandes

Alexandre Guedes, candidato ao Senado

Nas eleições e nas lutas

Candidata do PSTU ao governo do RN apoia greve da saúde em Natal
A candidata do PSTU ao governo do Rio Grande do Norte, Simone Dutra, participou na manhã de hoje (17) do ato público que deu início à greve dos servidores municipais da saúde em Natal. O protesto ocorreu em frente ao prédio da Prefeitura e reuniu cerca de 150 trabalhadores. O objetivo da paralisação é obrigar a prefeita da cidade, Micarla de Sousa (PV), a alterar 19 pontos que retiram direitos do Plano de Cargos da categoria. O combate ao processo de privatização dos serviços públicos em Natal, a exemplo da terceirização dos exames laboratoriais, também faz parte da pauta da greve.

Simone Dutra durante o ato que iniciou a greve

Manifestação ocorreu em frente à Prefeitura

Os candidatos ao Senado pelo PSTU, Dário Barbosa e Alexandre Guedes, além da candidata à deputada estadual, Rosália Fernandes, também participaram da manifestação.

Os candidatos ao Senado, Dário Barbosa e Alexandre Guedes

Candidata à deputada estadual, Rosália Fernandes distribui panfletos

Para Simone Dutra, os servidores do município estão diante de um dos maiores ataques ao serviço público nos últimos anos. "A prefeita Micarla de Sousa enviou para Câmara Municipal um projeto de Plano de Cargos que não só não resolve o problema da desvalorização dos servidores, como também retira direitos históricos dos trabalhadores, inclusive alguns garantidos pela Constituição Federal. Além disso, a prefeita está acabando com o patrimônio do serviço público em Natal. No bairro de Felipe Camarão, ela fechou a unidade do PSF e vem entregando os serviços dos laboratórios públicos para a iniciativa privada.", destacou Simone.

Simone Dutra conversa com trabalhadoras

A candidata ao governo do RN também afirmou que está na hora de construir uma greve geral no município e pedir o impeachment da prefeita. "É necessário unificar as lutas de todos os servidores municipais e com o apoio da população construir uma greve geral para derrotar os ataques da prefeita. Hoje boa parte da população e dos servidores municipais pede para Micarla sair da prefeitura. E nós precisamos construir isso, precisamos construir o 'Fora Micarla' porque ela é inimiga do serviço público.", defendeu Simone Dutra.

Os trabalhadores da saúde ainda farão mais dois atos públicos na próxima semana. Uma audiência com o Secretário de Saúde está marcada para a quarta-feira, dia 22.

Nenhum comentário: