domingo, 17 de outubro de 2010

Rio São Bento Currais Novos RN - agoniza

Rio São Bento Currais Novos RN - agoniza

Desde 1973, celebra-se em 05 de junho o dia Mundial do Meio Ambiente. O lema da ONU para este ano é "Muitas espécies. Um Planeta. Um Futuro". Em sua página, aparece um monte de gente famosa segurando garrafas recicláveis, sacolas de tecido, bicicletas e lâmpadas econômicas.

Essas boas intenções, contudo, não afrontam o problema de fundo da proteção da natureza, que é o modelo de produção e consumo do sistema capitalista. Isso demonstra a submissão da ONU às grandes corporações transnacionais.Os problemas do Meio Ambiente são globais e hoje têm uma profunda relação com o sistema de produção de mercadorias caótico. As necessidades do lucro capitalista está tornando a vida no nosso planeta cada vez mais complicada.


assoreamento do rio São Bento Currais Novos/RN

Este problema também está bem próximo de nós. O rio São Bento que praticamente corta a cidade de Currais Novos está agonizando. Os problemas são muitos: efluentes de esgotos domésticos jogados no rio sem nenhum tratamento, as queimadas de espécies as margens do rio, a irrigação do capim com a água contaminada do rio que serve para alimentação do gado e o assoreamento do rio por parte da Prefeitura de Currais Novos com o objetivo de reduzir a proliferação de mosquitos.


irrigação com água contaminada ao lado das salas de aula da Escola Tritão de Barros

Muitas ações educativas e de denúncias já foram feitas por diversas entidades. A Escola Estadual Tristão de Barros através da comunidade escolar já organizou diversas ações no sentido de alertar as autoridades responsáveis no município, mas até a presente data nada foi realizado no sentido de sanar os problemas. A escola organizou um abaixo-assinado que foi encaminhado ao Ministério Público. No caso da escola o problema é a utilização da água contaminada que é utilizada para irrigar o capim nos terrenos que se localizam de lado das salas de aula. A fedentina inviabiliza o funcionamento normal das aulas daquela escola. Provocando mal estar entre alunos e educadores.


terreno ao lada da Escola Tristão de Barros - O muro da escola está derrubado

A Secretaria de Meio Ambiente em ação conjunta com a vigilância sanitária fizeram um relatório que foi entregue às autoridades responsáveis, no entanto, nada saiu do papel até agora!
O rio São Bento merece nossa total atenção. Precisamos urgentemente nos mobilizarmos para salvá-lo.

Informações: Professora Lidiane de Biologia EETB


Nenhum comentário: