terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ano letivo da rede pública sob ameaça

Publicação: 25 de Janeiro de 2011 às 08:21 - TN

Ricardo Araújo - repórter

O início do ano letivo da rede municipal de educação será marcado por mais um indicativo de greve. A menos de dez dias do final das férias coletivas dos professores, a prefeitura não realizou o pagamento de 1/3 dos salários e descumpre o que é previsto em lei. Além disso, o aumento de 15,29% nos atuais vencimentos não foi destacado no Orçamento Geral do Município, cuja solicitação foi enviada pelos representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte/RN) ainda em 2010. No Estado, a secretária de Educação Betânia Ramalho, afirma que a situação é complicada.

“A gente não consegue entender essa profunda crise na educação municipal e no estado. O município deve aos professores e não cumpre acordos. No estado, faltam professores”, analisa a presidente do Sinte, Fátima Cardoso. Apesar das dificuldades serem apontadas nas duas secretarias, Fátima afirma que a situação é pior nas escolas da rede municipal.

Em recente visita a três Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), ela visualizou que os problemas são comuns à maioria deles e recorrentes. Faltam material de limpeza e de expediente, aluguéis atrasados e infraestrutura inadequada para o funcionamento de uma escola infantil. No CMEI Maria Ilka Soares da Silva, em Nova Descoberta, a areia do parque infantil é insuficiente para garantir a segurança das crianças e não recebe o tratamento adequado.

Além destes problemas, o aluguel do prédio está atrasado há um ano e o proprietário confirmou à diretora da unidade que não irá renovar o contrato de locação com a prefeitura e colocará o prédio à venda. “A diretora comentou que já percorreu a vizinhança em busca de um novo prédio e sempre que comenta que será alugado pela prefeitura, os donos se negam a negociar. A prefeitura não tem crédito”, diz Fátima.

Ciente de todos os problemas, a prefeitura silencia. Durante toda a manhã de ontem, a secretária municipal de Educação Adriana Trindade, foi procurada pela TRIBUNA DO NORTE, mas não respondeu a nenhuma das ligações. Nem mesmo seus assessores de imprensa conseguiram localizá-la.

Uma reunião está marcada para hoje entre a secretária, representantes do Sinte e o prefeito em exercício, Paulinho Freire. Serão discutidos os recorrentes atrasos nos pagamentos dos professores, o descumprimento de acordos firmados entre a Prefeitura e o Sindicato e as perspectivas para o ano letivo que está para começar.

Um dos pontos mais importantes que serão levantados por Fátima Cardoso durante o encontro, será o motivo pelo qual nenhuma das escolas da rede municipal não recebeu o repasse dos Recursos do Orçamento do Município (ROM) oriundos da fonte 111 e garantidos por lei. Além disso, questionará ao chefe do executivo porque não se convocam os professores aprovados nos concursos de 2007 e 2008, ao invés de contratar terceirizados.

Segundo Fátima, diferente do que é divulgado pela prefeitura, as reposições por perdas salariais realizadas pela atual gestão não condizem com o que foi solicitado pelo Sindicato, cujos estudos apresentados a prefeita licenciada, Micarla de Sousa, foram embasados por pesquisas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Da reunião marcada para hoje sairá a decisão final pelo início ou não da greve no dia 9 de fevereiro.


João Paulo da Silva
Jornalista e Cronista
DRT/RN - 1541
(84) 8842-8197
"Aos jornais, eu deixo o meu sangue como capital."

(O Rappa

Nenhum comentário: