quarta-feira, 6 de abril de 2011

Em luta

SINDSAÚDE/RN MOSSORÓ REALIZA 1º ENCONTRO DE SERVIDORES DA SAÚDE DE FELIPE GUERRA

"O trabalho do sindicato é conscientizar o trabalhador. Nossos direitos não vieram de graça. Ao contrário, foram conquistados com muita luta. Nós nos preocupamos em conscientizar nossa classe para avançar cada vez mais nas conquistas.”. Foi assim que o diretor do Sindsaúde de Mossoró, João Morais, deu início ao 1º Encontro dos Servidores da Saúde de Felipe Guerra, realizado no último dia 26 de março.

Durante o encontro, os servidores debater
am a situação atual da crise econômica no mundo e suas consequências na vida dos trabalhadores. Também foram discutidos alguns planos para enfrentar os ataques dos governos, principalmente os do prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa (PMDB).

A abertura do encontro contou com a participação especial do grupo artístico Projeto Abelhar, que fez apresentações de dança e poesia. O grupo faz parte da ONG Artéria e é composto por jovens de Felipe Guerra.

Palestra
A palestra “A Crise Econômica e a Luta de Classes” ficou por conta do professor e instrutor do ILAESE (Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos), Dário Barbosa. Dário explic
ou que uma crise econômica acontece quando algo na produção capitalista não vai bem. “No capitalismo, as empresas produzem muitas mercadorias e durante algum tempo isso dá lucro. Mas depois a sociedade não consegue consumir tudo o que foi produzido da mesma forma. E aí os lucros começam a diminuir. Chegou a crise.”, disse o professor.

Dário Barbosa destacou que os empresários decidem rebaixar os salários e demitir trabalhadores justamente para evitar uma diminuição ainda maior em seus lucros. O professor disse também que, na crise atual, os governos desviaram dinheiro público para salvar empresas e bancos. “Além disso, o corte de R$ 50 bilhões no Orçamento do país, feito pelo Governo Dilma (PT), vai diminuir em 17% os repasses financeiros para estados e municípios.”, lembrou Dário.

Ao final da palestra, o professor explicou o que os trabalhadores devem fazer para enfrentar a crise e os ataques dos governos. “É preciso se organizar. E para isso é preciso mudar a consciência e motivar os trabalhadores para lutar. O que nós estamos fazendo nesse encontro é o primeiro passo.”, finalizou.

Encontro foi aprovado por servidores
Os servidores aprovaram o encontro e saíram fortalecidos do evento. “Acho que esse é o caminho, porque através de nossas políticas nós vamos traçar uma meta para que nossas reivindicações sejam conquistadas. Eventos c
omo esse ajudam a conscientizar os trabalhadores.”, afirmou a agente de saúde, Rosineide Alves.

O encontro aprovou ainda um plano de lutas para o município. No dia 15 de abril, haverá um protesto contra o assédio moral, pela implantação do Plano de Cargos e em defesa do pagamento em dia dos salários.

Nenhum comentário: