segunda-feira, 25 de julho de 2011

Teoria Revolucionária

MILITANTE DO PSTU LANÇA LIVRO EM NATAL

O militante do PSTU e diretor sindical no Rio Grande do Norte, Juary Chgas, lançou seu livro "Sociedade de Classe, Direito de Classe" na noite da última quarta-feira, dia 20, no Sindicato dos Bancários, em Natal. O livro traz uma abordagem sobre o conceito de direito na perspectiva marxista, sua relação com a troca de mercadorias e como ele é usado para assegurar a exploração dos trabalhadores.

O lançamento contou com a presença de cerca de 60 pessoas, entre militantes, estudantes de Direito, professores e dirigentes sindicais. Durante o evento, houve também uma exposição da obra seguida por um debate. O professor da UFRN e magistrado do TRT/RN, Zéu Palmeira, e a professora potiguar Amanda Gurgel prestigiaram a atividade.

O professor Zéu elogiou Juary pela coragem de se lançar em um debate tão difícil e ao mesmo tempo tão importante no âmbito do Direito. "Em um de seus versos, Renato Russo cantava: 'quem roubou nossa coragem?'. Neste livro, resgantando a perspectiva marxista da história do direito, Juary faz debate muito corajoso.", disse o professor.

Em sua exposição, Juary Chagas explicou que o direito surgiu junto com a troca de mercadorias entre os homens e afirmou que ele serve para manter o domínio das regras jurídicas de um classe dominante. "O direito existe para manter uma suposta harmonia social, serve para regular, vigiar e punir aqueles que transgridem essa ordem. O direito na sociedade de classe é também um direito de uma classe.", destacou.

O diretor do Sindicato dos Bancários concluiu dizendo que o futuro da sociedade cabe aos trabalhadores decidirem. "Será a luta de classes o aspecto determinante para sabermos se os trabalhadores conseguirão ou não construir um estado transitório a sua imagem e semelhança, assim como um direito transitório para garantir suas conquistas contra a burguesia.", finalizou.

Exposição do professor Zéu Palmeira: "Juary faz um debate corajoso.".

Autor da obra, Juary afirmou que o direito serve para regular, vigiar e punir.

Ao final do debate, Juary autografou os livros dos leitores

Cerca de 60 pessoas compareceram ao lançamento.

Professores elogiaram o trabalho de Juary

Estudantes de Direito estiveram presentes

A diretora do Sindicato dos Bancários, Marta Turra, prestigiou o companheiro de entidade

Defensora da educação, a professora Amanda Gurgel também participou do evento

Nenhum comentário: