quarta-feira, 31 de agosto de 2011


Olá Companheir@s!

Hoje pela manhã ocorreu o DESPEJO das 600 famílias acampadas em Americana nas terras griladas pela Usina Esther. A polícia cercou o local, impediu a entrada das pessoas e começou a destruir todos os barracos erguidos com muito trabalho e muita luta. Para evitar a violência, as famílias foram para uma área de recuo dentro do assentamento Milton Santos e lá aguardam uma solução para sua situação. Apesar do completo descaso das autoridades em relação às famílias acampadas, elas continuam dispostas a lutar com muita garra por um pedaço de terra!

Pedimos a tod@s que contribuam neste momento difícil da luta, tanto com a presença no acampamento, quanto com doações para que as famílias possam reerguer seus barracos. Pedimos também que ajudem a divulgar a notícia e a pressionar os poderes municipal, estadual e federal para que apresentem uma saída para as famílias que não têm para onde ir.

REFORMA AGRÁRIA
NA LEI OU NA MARRA!

da mensagem

ATO EM SOLIDARIEDADE AOS ESTUDANTES, PROFESSORES E TRABALHADORES CHILENO:

ABAIXO A REPRESSÃO! POR UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA E DE QUALIDADE! SIGAMOS JUNTOS ATÉ QUE OS CHILNENOS VENÇAM!

Há meses os estudantes chilenos estão se mobilizando, com greves, ocupações de escolas e universidades, marchas massivas nas ruas, para derrubar o sistema privatista e excludente de educação no Chile, herança do regime militar de Pinochet. Apesar da repressão ferrenha do governo, que já prendeu mais de mil manifestantes nos diversos atos, a mobilização persiste.Desde o dia 23, mais de 50 panelaços ocorreram em todo o país para preparar as massivas paralisações dos dias 24 e 25 de agosto, mostrando uma imensa solidariedade dos trabalhadores e de toda a população a esta luta. Nas universidades os estudantes têm realizado assembleias colocando a necessidade de organizarem sua auto-defesa contra a polícia e de buscar a unidade com os trabalhadores, que recentemente protagonizaram importantes greves nas minas de cobre, incluindo La Escondida, a maior mina de cobre do mundo.Precisamos levantar nossa voz desde o Brasil, nos colocando ativamente em solidariedade à luta dos estudantes e trabalhadores chilenos, organizando atos em cada cidade pela queda do sistema educacional de Pinochet! A luta dos estudantes e trabalhadores chilenos é também a nossa luta!
Convocamos todas as organizações políticas, sindicais, de direitos humanos, os movimentos sociais e todos os simpatizantes da luta pela educação para impulsionarmos um importante ato de solidariedade.

Gritemos com eles: "E vai cair, e vai cair, a educação de Pinochet!"


HORÁRIO E LOCAL DE CONCENTRAÇÃO:
16H na UNICAMP
16H30 no LARGO DO ROSÁRIO- centro

Seguiremos em seguida para o Consulado honorário do Chile em Campinas: Rua Francisco Glicério, 2331 sl.2 Centro


Publicada em 24 de agosto de 2011 · 11:37

MPT voltou a atuar em Campos, em junho e flagrou trabalho escravo

Entre as 20 pessoas submetidas à escravidão, cinco eram adolescentes seis eram mulheres
Entre as 20 pessoas submetidas à escravidão, cinco eram adolescentes seis eram mulheres
mais menos
Fiscalização trabalhista libertou 20 pessoas de condições análogas à escravidão, incluindo cinco adolescentes entre 16 e 18 anos de idade e seis mulheres, em Campos. Realizada no início de junho pelo grupo interinstitucional - formado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) -, a ação foi motivada por denúncia telefônica às autoridades.

De acordo com Marcela Ribeiro, Procuradora do Trabalho em Campos, as condições encontradas na Fazenda Lagoa Limpa eram degradantes. Os empregados rurais não recebiam água potável durante todo o dia de trabalho. Não havia instalações sanitárias nas frentes de trabalho. Também não havia local adequado para as refeições e nem para armazená-las, já que os empregados traziam a comida de casa. As vítimas trabalhavam sem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e não tinham a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas.

Nos últimos anos, uma série de operações verificaram a exploração de mão de obra escrava em fazendas da região de Campos, em especial no pesado trabalho nas lavouras de monocultivo de cana, sendo que desta vez dois trabalhadores realizavam a limpeza do mato que nasce entre as fileiras da plantação de cana, e os outros plantavam grama para uma empresa de jardinagem.

Os empregados eram moradores da região de Campos e trabalhavam no local desde abril. O MTE lavrou 13 autos de infração. As verbas rescisórias pagas a cada trabalhador superaram a quantia de R$ 1 mil. Os trabalhadores libertados também devem receber o Seguro Desemprego para Trabalhador Resgatado. A reportagem tentou, mas não conseguiu contato telefônico com os envolvidos no ocorrido.

Após o flagrante, os empregadores assinaram Termos de Ajuste de Conduta (TAC) se comprometendo a cumprir integralmente a legislação. Eles pagaram indenizações a título de dano moral individual e R$ 7,5 mil relativos ao dano moral coletivo. O valor será destinado a uma campanha publicitária para divulgação dos direitos dos trabalhadores rurais.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O dia do historiador





A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE)
deu parecer favorável, recentemente (09/09/2008)
ao projeto de lei que institui o Dia Nacional do Historiador.
A proposta que homenageia os historiadores
é de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Originalmente, o texto estabelecia que
a data seria celebrada no dia 12 de setembro.

Mas o relator da proposição na CE, senador Augusto Botelho (PT-RR),
propôs uma emenda - aprovada pela comissão -
que altera a comemoração para o dia 19 de agosto.
A nova data foi escolhida para homenagear Joaquim Nabuco,
que nasceu em 19 de agosto de 1849 e também foi historiador.

JUSTIFICAÇÃO (por Cristovam Buarque)

Um povo sem história é um povo sem memória.
Essa afirmação, mais que um dito já popular,
é também uma verdade histórica,
pois todos os agrupamentos humanos
que não preservaram sua memória -
em histórias, documentos, objetos de arte e arquitetura -
acabaram sucumbindo a ditaduras
e até acabaram por desaparecer da face da Terra.
Por essa razão, não apenas a disciplina
que trata das histórias dos povos
deve merecer nossa atenção,
mas também os cientistas que se dedicam
a essa tarefa tão nobre.
Obviamente, a história se faz por seus protagonistas:
lideranças políticas, religiosas e econômicas, por um lado;
grupos populares, lutas contra a opressão e pela libertação, por outro.
E para registrar tudo, o historiador.
E de tal modo é importante o papel dos historiadores que,
por vezes, eles ajudam, também, a reconfigurar a história de um País.
Ao lado da Filosofia e da Literatura,
a História está presente
desde os primeiros momentos da nossa tradição ocidental,
constituindo um dos saberes mais antigos de nossa civilização. (...)

Fonte: café história
Luiz Claudio Duarte
__________________________________________________________________
Prof. Adjunto do PUCG/UFF
Curso de História
lcdhistoriador@gmail.com
lucduff@vm.uff.br
[22] 2724-0732


Vídeos sobre a situação na Inglaterra
Os videos estão no YouTube. Coloquei o titulo de cada video acima do link.
Para assistir e refletir a partir de dois videos sobre os acontecimentos em Londres.
O primeiro ver a partir do minuto 14. Esse primeiro vídeo é muito importante:
Jornal da Cultura 12/08/2011 - 1º Bloco
Veja quem são os jovens que protestam na Inglaterra com o sociólogo Silvio Caccia Bava


Documentário de Sílvio Tendler sobre os Agrotóxicos no Brasil

Prezados amigos,
Segue, em anexo, os links para acessar o excelente documentário da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, realizado pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler.
Um abraço,
Sandra Oliva Almeida

A única ética do capital e do imperialismo é o lucro.

PFIZER INDENIZA FAMÍLIAS NIGERIANAS POR MORTES E SEQUELAS EM TESTES DE VACINA

A multinacional farmacêutica Pfizer pagou 175 mil dólares a cada uma das primeiras quatro famílias afetadas por um teste realizado com uma vacina para meningite em um acampamento em Kano, na Nigéria, em 1996. A experiência do laboratório deixou 11 crianças mortas e cerca de cem delas tiveram sua saúde de alguma forma afetada.

Essa indenização faz parte de um acordo extrajudicial firmado em 2009 entre a Pfizer e o governo de Kano, na região norte do país, depois de dois anos de análise do material genético das vítimas. Além do dinheiro, a empresa se comprometeu a patrocinar projetos para desenvolvimento da saúde em Kano e a criar um fundo de 35 milhões de dólares para compensar os afetados.

O teste feito em 1996 era para o antibiótico Trovan, cujo princípio ativo é a trovafloxacina. Segundo reportagem do jornal The Independent, a Pfizer usou as crianças como "cobaias", sem avisá-las ou alertar seus parentes e responsáveis. O medicamento foi administrado em 200 crianças.

Segundo a rede estatal britânica BBC, as famílias estão sendo indenizadas apenas cinco anos após as denúncias porque o laboratório alegava que a própria meningite era responsável pelas mortes, e não o medicamento. Para resolver o impasse, foram realizados exames com o material genético das vítimas.

De acordo com a agência de notícias France Presse, as centenas de crianças vitimizadas pelo uso do medicamento tiveram danos cerebrais, paralisia e danos na fala irreversíveis como principais sequelas.

As suspeitas quanto aos testes do Trovan aconteceram dentro da própria Pfizer. Juan Walterspiel, um dos médicos da empresa, entrou em contato com a direção para denunciar a violação de normas éticas na Nigéria. Ele foi despedido mas, segundo a Pfizer, por outras razões. O Trovan foi depois aprovado na Europa e nos EUA para o tratamento de infecções severas. Porém, posteriormente a União Europeia o retirou de circulação, porque causava problemas hepáticos.

Um documento diplomático vazado no site do Wikileaks em dezembro de 2010 mostra que a Pfizer tentou negociar com o governo da Nigéria um acordo para evitar o processo. Os diplomatas relatam no mesmo despacho um encontro entre a então embaixadora norte-americana, Robin Renee Sanders, e os advogados da farmacêutica, Joe Petrosinelli e Atiba Adams.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/PFIZER+INDENIZA+FAMILIAS+NIGERIANAS+POR+MORTES+E+SEQUELAS+EM+TESTES+DE+VACINA_14283.shtml

Leia mais:
Wikileaks: multinacional farmacêutica conspirou para evitar julgamento na Nigéria
Quatro mentiras sobre o ambiente
EUA aprovam "pílula dos cinco dias seguintes"
Hoje na História - 1960: É colocada à venda a primeira pílula anticoncepcional

Nenhum comentário: