segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Alguém esqueceu de perguntar aos educadores


No dia de hoje, 14 de setembro de 2011, a população brasileira foi tomada de sobressalto com as manchetes dos principais periódicos relacionadas a declarações creditadas a sua pessoa dando conta de que o MEC propõe aumentar o ano letivo nas escolas para 220 dias. A principal justificativa é"Estudos têm correlacionado o aprendizado com o tempo que a criança fica exposta no ambiente escolar".
Causa estranheza, senhor Ministro, que tais estudos não fazem referencia a superlotação nas salas de aula, não avalia a jornada de trabalho dos professores de mais de seis aulas dia (ilegal segundo a CLT), ignora a crescente violência no ambiente escolar isso pra não dizer que o professor, profissional de nível superior, é remunerado como se fosse de nível técnico.
No entanto, toda e qualquer estranheza cai por terra quando se observa que tal declaração foi dada num Fórum tipicamente liberal: um evento do Todos pela Educação. Leia-se: Banco Santander, DPaschoal, Itaú, Bradesco, HSBC, Rede Globo, Instituto Airton Senna, dentre outros. Essas entidades não tem um mínimo compromisso com a educação pública porque ignoram as reais questões de fundo ao mesmo tempo tanto que anunciam aumento de mensalidade escolar por conta do aumento dos dias letivos.
A propósito senhor Fernando, o senhor fez os cálculos dos dias contidos em um ano? Veja só: 1 ANO = 365 dias – 220 dias letivos = 145 dias não letivos. Dias não letivos são aqueles onde não há aulas, certo? Tipicamente começamos com sábados e domingos. Em um ano temos um total de 104 dias. (o senhor não vai acabar com isso, vai?) Sobram então 145 – 104 = 41 dias não letivos. Senhor ministro, tem as férias dos professores, lembra?Coletivas, trinta dias corridos! (o senhor também não vai acabar com isso, vai?) Sobraram 41 – 30 = 11 dias não letivos. Ufa! Quase não deu hein? Mas espere! E os feriados? Nacionais são 13(1º de Janeiro, Carnaval, Tiradentes, sexta feira da paixão, 1º de maio, Corpus Christi, sete de setembro, 12 de outubro, dois e 15 de novembro e Natal), mas ainda temos mais dois feriados municipais, totalizando 15 dias de feriado! Mas não tinham sobrado 11 dias???? Estão faltando quatro dias senhor ministro! Será que teremos um decreto ministerial aumentando o ano para 369 dias?
Espero que tal sandice não se concretize até porque não contabilizamos dias de planejamento. O senhor sabe que o processo de ensino aprendizagem é pautado num contínuo planejamento escolar que é realizado em dias não letivos. Em minha opinião o senhor desconhece essa premissa porque se conhecesse saberia que não haveria espaço para planejar e portanto contribuir para a evolução do sistema educacional brasileiro.
Finalmente quero lhe dizer com toda a franqueza de um educador verdadeiramente preocupado com a educação brasileira: ao invés de se juntar aos liberais que entendem educação como mercadoria visite aqueles que a entendem como uma relação entre pessoas. Saia do gabinete e conheça uma escola pública. Veja com seus próprios olhos! Ouça com seus próprios ouvidos! Alunos, pais, professores e gestores. Eles vão lhe dizer que aumentar os dias letivos não é solução.
Atenciosamente
Prof. Eduardo Cezar da Silva
Professor de Física efetivo da Rede Estadual Paulista
Professor de Física no setor privado de Campinas e Região
Presidente do Sindicato dos Professores de Mogi Guaçu e Itapira
Coordenador do 1º Forum Social Regional de Mogi Mirim e Mogi Guaçu

Visite o blog do Sebo de Currais Novos/RN
http://seboencantodocordel2008.blogspot.com/

Nenhum comentário: