domingo, 10 de junho de 2012


Espanha: mais dívida pública para salvar os bancos privados


Notícias diárias comentadas sobre a dívida – 10/6/2012 – www.auditoriacidada.org.br

Os jornais noticiam mais um empréstimo da União Européia/FMI, desta vez para a Espanha, que destinará os recursos (de até 100 bilhões de euros) para salvar os bancos privados. Desta forma, mais uma vez, o povo pagará a dívida feita para salvar os bancos que entraram em risco de quebra por terem apostado nos arriscados papéis que se mostraram podres após a eclosão da crise financeira internacional em 2008.

Desta forma, a Espanha é o quarto país que recorre à “ajuda” da União Européia / FMI (após a Grécia, Irlanda e Portugal) para salvar o setor financeiro, o que implica em mais sacrifícios para o povo, com cortes de gastos sociais e reformas neoliberais que retiram direitos dos trabalhadores. Tudo isso para permitir o pagamento de uma dívida claramente ilegítima, feita para salvar os bancos privados.

Mas o povo espanhol não aceitará isso sem lutar. O movimento da Auditoria Cidadã da Dívida – que agora se espalha por toda a Europa – já se manifesta fortemente contra esta nova dívida ilegítima, com intensas atividades na Espanha neste final de semana, conforme mostra o Portal “De Verdad Digital”.

Nenhum comentário: