segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Educação

Prefeitura garante aumento de 12% para professores
Junior Santos
EDUCAÇÃO
- Apesar dos avanços ontem, risco de greve não foi afastado
24/01/2009 - Tribuna do Norte
Os diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte RN) e representantes do quadro de professores da Prefeitura do Natal saíram da primeira reunião com o secretário municipal de Educação, Elias Nunes, com uma certeza: a concessão do reajuste salarial de 12%, que inclui um aumento de 7%, mais uma reposição de 5%, na folha de abril. Ainda assim, não está descartada a possibilidade de greve a partir de fevereiro, e a secretaria avalia adiar o início do ano letivo nas creches.
O secretário Elias Nunes ponderou que esse era o percentual de reajuste previsto no orçamendo Município para 2009, negociado ainda na gestão anterior. A categoria insiste na reposição salarial de 34%, incluindo o reajuste a ser concedido em abril, a fim de recuperar perdas acumuladas desde 1995. Para isso, o secretário e os professores concordaram em formar uma comissão paritária para discutir a reposição salarial, embora a categoria já tenha manifestado que, em 9 de fevereiro, a categoria fará assembléia geral para decidir se entra ou não em greve. O secretário concordou ainda com outras reivindicações dos professores, como a concessão de vale transporte para os educadores infantis. Ele também garantiu o pagamento já na folha de janeiro das 525 promoções ocorridas de dezembro do ano passado até agora, além de outras 475 promoções que estão em vias de serem implementadas.
Além da possibilidade dos professores entrarem em greve em fevereiro, o secretário disse que a prefeitura “estuda adiar o início do ano letivo para as creches e educação infantil”, devido ao desaparelhamento e deficiência de infraestrutura encontradas pela atuação gestão. Ele disse que a prefeitura deverá, inclusive, alugar casas e prédios para abrigar as crianças que estão em creches sem condições de funcionamento.

Nenhum comentário: